Aula sobre Dramaturgia Teatral

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A dramaturgia teatral é uma arte que envolve a criação de textos e roteiros para peças teatrais. Ela é uma das principais formas de expressão artística e cultural, que consegue emocionar, divertir e provocar reflexões no público. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar diferentes estilos cênicos e contextualizá-los no tempo e no espaço, aprimorando sua capacidade de apreciação da estética teatral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um estilo cênico para pesquisar e analisar. Eles deverão buscar informações sobre o período histórico em que o estilo surgiu, suas características, principais autores e obras.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar a apresentação de cada grupo em relação ao estilo cênico pesquisado e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão sua pesquisa sobre os estilos cênicos escolhidos. Cada grupo deverá argumentar sobre a importância do estilo na história do teatro e como ele influenciou outros estilos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate crítico e peça que os alunos avaliem os grupos com os templates de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da dramaturgia teatral e como a análise crítica de diferentes estilos cênicos pode aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate crítico.
  • Qualidade do template de avaliação criado pelo grupo.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).
  • Avaliar a participação dos alunos no debate crítico e a qualidade dos templates de avaliação criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o estilo cênico atribuído ao grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o estilo cênico pesquisado e seus subtópicos.
  • Participar do debate crítico, apresentando argumentos coerentes e claros.