Aula sobre Dramaturgia Teatral
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A dramaturgia teatral é uma arte que envolve a criação de textos e roteiros para peças teatrais. Ela é uma das principais formas de expressão artística e cultural, que consegue emocionar, divertir e provocar reflexões no público. Nesta aula, os alunos serão desafiados a analisar diferentes estilos cênicos e contextualizá-los no tempo e no espaço, aprimorando sua capacidade de apreciação da estética teatral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo receberá um estilo cênico para pesquisar e analisar. Eles deverão buscar informações sobre o período histórico em que o estilo surgiu, suas características, principais autores e obras.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar a apresentação de cada grupo em relação ao estilo cênico pesquisado e seus subtópicos.Etapa 5 - Debate crítico
Os grupos apresentarão sua pesquisa sobre os estilos cênicos escolhidos. Cada grupo deverá argumentar sobre a importância do estilo na história do teatro e como ele influenciou outros estilos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no debate crítico e peça que os alunos avaliem os grupos com os templates de avaliação por rubrica.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da dramaturgia teatral e como a análise crítica de diferentes estilos cênicos pode aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Critérios de avaliação
- Participação no debate crítico.
- Qualidade do template de avaliação criado pelo grupo.
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Explicar a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).
- Avaliar a participação dos alunos no debate crítico e a qualidade dos templates de avaliação criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o estilo cênico atribuído ao grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar o estilo cênico pesquisado e seus subtópicos.
- Participar do debate crítico, apresentando argumentos coerentes e claros.