Aula sobre Dramaturgia Teatral
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A dramaturgia teatral é uma forma de arte que utiliza a linguagem cênica para contar histórias e transmitir mensagens. É uma arte que existe há milhares de anos e continua a ser uma forma de expressão popular em todo o mundo. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre diferentes estilos cênicos e como eles podem ser contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é dramaturgia teatral e sua importância na história da arte. Em seguida, apresente exemplos de diferentes estilos cênicos, como o teatro grego, o teatro elisabetano e o teatro moderno. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências com o teatro.Etapa 2 - Estação 1 - Teatro grego
Divida os alunos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na primeira estação, os alunos aprenderão sobre o teatro grego e como ele era contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro grego em uma cena teatral.Etapa 3 - Estação 2 - Teatro elisabetano
Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre o teatro elisabetano e como ele era contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro elisabetano em uma cena teatral.Etapa 4 - Estação 3 - Teatro moderno
Na terceira estação, os alunos aprenderão sobre o teatro moderno e como ele é contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro moderno em uma cena teatral.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as três estações, os alunos se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam e como os diferentes estilos cênicos podem ser contextualizados no tempo e no espaço. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem explorando a dramaturgia teatral em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
- Estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em identificar e analisar os diferentes estilos cênicos.
- Capacidade dos alunos em contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar e analisar os diferentes estilos cênicos.
- Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.