Aula sobre Dramaturgia Teatral

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dramaturgia teatral é uma forma de arte que utiliza a linguagem cênica para contar histórias e transmitir mensagens. É uma arte que existe há milhares de anos e continua a ser uma forma de expressão popular em todo o mundo. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre diferentes estilos cênicos e como eles podem ser contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é dramaturgia teatral e sua importância na história da arte. Em seguida, apresente exemplos de diferentes estilos cênicos, como o teatro grego, o teatro elisabetano e o teatro moderno. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências com o teatro.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teatro grego

    Divida os alunos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na primeira estação, os alunos aprenderão sobre o teatro grego e como ele era contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro grego em uma cena teatral.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Teatro elisabetano

    Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre o teatro elisabetano e como ele era contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro elisabetano em uma cena teatral.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Teatro moderno

    Na terceira estação, os alunos aprenderão sobre o teatro moderno e como ele é contextualizado no tempo e no espaço. Disponibilize um vídeo sobre o assunto e peça que o grupo identifique os elementos do teatro moderno em uma cena teatral.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as três estações, os alunos se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam e como os diferentes estilos cênicos podem ser contextualizados no tempo e no espaço. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem explorando a dramaturgia teatral em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em identificar e analisar os diferentes estilos cênicos.
  • Capacidade dos alunos em contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar e analisar os diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.