Aula sobre Dramaturgia Teatral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dramaturgia teatral é uma forma de arte que envolve a criação de um roteiro para uma apresentação teatral. É uma das principais ferramentas utilizadas pelos profissionais de teatro para contar histórias e transmitir mensagens ao público. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. Para isso, a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias que os ajudarão a desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a dramaturgia teatral e como ela é importante para a arte do teatro. Em seguida, apresente exemplos de diferentes estilos cênicos, como o teatro de rua, o teatro de bonecos, o teatro de sombras, entre outros.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Peça que os alunos criem um mapa conceitual sobre a dramaturgia teatral. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas conceituais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Circule pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e perguntas para estimular a discussão e o debate.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de dramaturgia teatral, como um trecho de uma peça teatral ou um vídeo de uma apresentação teatral. Os alunos deverão analisar o exemplo à luz dos conceitos aprendidos na aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Peça que os alunos façam uma reflexão final sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da dramaturgia teatral.
  • Reflexão final dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que é a dramaturgia teatral e sua importância.
  • Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas conceituais.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas.
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de dramaturgia teatral.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar mapas conceituais sobre a dramaturgia teatral.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar suas ideias.
  • Analisar exemplos práticos de dramaturgia teatral.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.