Aula sobre Dramaturgia Teatral
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A dramaturgia teatral é uma forma de arte que envolve a criação de um roteiro para uma apresentação teatral. É uma das principais ferramentas utilizadas pelos profissionais de teatro para contar histórias e transmitir mensagens ao público. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. Para isso, a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias que os ajudarão a desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a dramaturgia teatral e como ela é importante para a arte do teatro. Em seguida, apresente exemplos de diferentes estilos cênicos, como o teatro de rua, o teatro de bonecos, o teatro de sombras, entre outros.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Peça que os alunos criem um mapa conceitual sobre a dramaturgia teatral. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas conceituais.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Circule pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e perguntas para estimular a discussão e o debate.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de dramaturgia teatral, como um trecho de uma peça teatral ou um vídeo de uma apresentação teatral. Os alunos deverão analisar o exemplo à luz dos conceitos aprendidos na aula.Etapa 6 - Reflexão final
Peça que os alunos façam uma reflexão final sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
- Participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a importância da dramaturgia teatral.
- Reflexão final dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o que é a dramaturgia teatral e sua importância.
- Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas conceituais.
- Circular pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas.
- Estimular a discussão e o debate entre os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de dramaturgia teatral.
Ações do aluno
- Pesquisar e elaborar mapas conceituais sobre a dramaturgia teatral.
- Participar das discussões em grupo e compartilhar suas ideias.
- Analisar exemplos práticos de dramaturgia teatral.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.