Aula sobre Dramaturgia Televisiva

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A dramaturgia televisiva é um tema que está presente no cotidiano dos estudantes, seja através de novelas, séries ou programas de TV. É importante que os alunos entendam como a televisão utiliza técnicas de dramaturgia para prender a atenção do público e contar histórias de forma envolvente. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um fanzine sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. O fanzine será dividida em 8 partes, cada uma abordando um subtópico diferente da dramaturgia televisiva.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 minutos)

    Introduza o tema da aula, explicando o que é a dramaturgia televisiva e como ela é utilizada na televisão. Em seguida, deve apresentar a metodologia ativa Cultura Maker e explicar como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos (10 minutos)

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar uma fanzine sobre um subtópico da dramaturgia televisiva.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (40 minutos)

    Cada grupo deve pesquisar sobre o subtópico que lhe foi designado e criar um roteiro para a fanzine. Oriente os alunos na pesquisa e ajudá-los a organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine (60 minutos)

    Os alunos devem criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando materiais como lápis de cor, canetas e colagens. Oriente os alunos na criação do fanzine e ajude\-os a organizar as informações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines (40 minutos)

    Cada grupo deve apresentar sua fanzine para a turma, explicando o subtópico abordado e como ele se relaciona com a dramaturgia televisiva. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam durante a aula e como a metodologia ativa Cultura Maker ajudou na compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da dramaturgia televisiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em pesquisar, organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o subtópico designado.
  • Criatividade na criação da fanzine.
  • Clareza e objetividade na apresentação da fanzine.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação da fanzine.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante as atividades em grupo.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os alunos na apresentação da fanzine.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o subtópico designado.
  • Criar uma fanzine criativa e bem organizada.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo.