Aula sobre Dramaturgia Televisiva

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Dramaturgia Televisiva é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que a televisão é um meio de comunicação muito utilizado por eles. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar e testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente à turma o conceito de Dramaturgia Televisiva e explique como ela é utilizada na televisão. Em seguida, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa sobre o assunto e apresentarem suas descobertas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Organize a turma em grupos e oriente-os a elaborar um roteiro de um programa de televisão utilizando a Dramaturgia Televisiva. Eles devem pensar em personagens, enredo, conflitos e desfecho.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus roteiros para a turma e juntos irão decidir qual será o programa de televisão que irão produzir.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão produzir o programa de televisão escolhido na etapa anterior. Eles podem utilizar recursos como câmeras de celular e aplicativos de edição de vídeo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o programa de televisão produzido para a turma e juntos irão avaliar o resultado final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um programa de televisão;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa sobre Dramaturgia Televisiva;
  • Criatividade e originalidade na criação do roteiro do programa de televisão;
  • Qualidade da produção do programa de televisão;
  • Participação ativa na avaliação do resultado final.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Dramaturgia Televisiva;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o assunto;
  • Auxiliar os alunos na produção do programa de televisão.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre Dramaturgia Televisiva;
  • Criar o roteiro do programa de televisão;
  • Produzir o programa de televisão;
  • Avaliar o resultado final.