Aula sobre Dramaturgia Televisiva

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A dramaturgia televisiva é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que a televisão é um meio de comunicação ainda muito utilizado pela população. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e como eles são contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (20 minutos)

    Professor, na metodologia Ensino Híbrido, é necessário disponibilizar aos estudantes materiais para uma pesquisa prévia. Portanto, organize textos, imagens e vídeos sobre dramaturgia televisiva e peça para realizarem anotações sobre os pontos mais importantes. Na aula, promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas descobertas sobre o assunto.Você pode mediar esse compartilhamento, pontuando a importância da dramaturgia televisiva na sociedade. Em seguida, oriente os alunos a criarem o template de registro de aprendizagem com os campos de “check-in” e “check-out”.

  2. Etapa 2 - Identificação dos estilos cênicos (40 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e irão preencher o campo de “check-in” do template com as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Análise dos estilos cênicos (60 minutos)

    Os alunos irão assistir a trechos de novelas e seriados e irão identificar os estilos cênicos utilizados em cada cena. Em seguida, irão preencher o campo de “check-out” do template com as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações encontradas e trocar experiências sobre a análise dos estilos cênicos.

    Criação de uma cena (60 minutos)

    Os alunos irão criar uma cena de novela ou seriado utilizando os estilos cênicos aprendidos na aula. Em seguida, irão apresentar a cena para a turma.


  5. Etapa 5 - Avaliação (20 minutos)

    Avalie a participação dos alunos na criação da cena e na discussão em grupo.

    Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e a importância da dramaturgia televisiva na sociedade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos na dramaturgia televisiva;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma cena de novela ou seriado;
  • Promover a interação e a troca de experiências entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação da cena;
  • Identificação correta dos estilos cênicos utilizados nas cenas apresentadas;
  • Contribuição significativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância na sociedade;
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva;
  • Identificar os estilos cênicos utilizados nas cenas apresentadas;
  • Criar uma cena de novela ou seriado utilizando os estilos cênicos aprendidos na aula.