Aula sobre Dramaturgia Televisiva
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A dramaturgia televisiva é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que a televisão é um meio de comunicação ainda muito utilizado pela população. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e como eles são contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução ao tema (20 minutos)
Professor, na metodologia Ensino Híbrido, é necessário disponibilizar aos estudantes materiais para uma pesquisa prévia. Portanto, organize textos, imagens e vídeos sobre dramaturgia televisiva e peça para realizarem anotações sobre os pontos mais importantes. Na aula, promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas descobertas sobre o assunto.Você pode mediar esse compartilhamento, pontuando a importância da dramaturgia televisiva na sociedade. Em seguida, oriente os alunos a criarem o template de registro de aprendizagem com os campos de “check-in” e “check-out”.Etapa 2 - Identificação dos estilos cênicos (40 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e irão preencher o campo de “check-in” do template com as informações encontradas.Etapa 3 - Análise dos estilos cênicos (60 minutos)
Os alunos irão assistir a trechos de novelas e seriados e irão identificar os estilos cênicos utilizados em cada cena. Em seguida, irão preencher o campo de “check-out” do template com as informações encontradas.Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações encontradas e trocar experiências sobre a análise dos estilos cênicos.Criação de uma cena (60 minutos)
Os alunos irão criar uma cena de novela ou seriado utilizando os estilos cênicos aprendidos na aula. Em seguida, irão apresentar a cena para a turma.
Etapa 5 - Avaliação (20 minutos)
Avalie a participação dos alunos na criação da cena e na discussão em grupo.Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e a importância da dramaturgia televisiva na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos na dramaturgia televisiva;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma cena de novela ou seriado;
- Promover a interação e a troca de experiências entre os alunos na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação da cena;
- Identificação correta dos estilos cênicos utilizados nas cenas apresentadas;
- Contribuição significativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância na sociedade;
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva;
- Identificar os estilos cênicos utilizados nas cenas apresentadas;
- Criar uma cena de novela ou seriado utilizando os estilos cênicos aprendidos na aula.