Aula sobre Dramaturgia Televisiva
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A dramaturgia televisiva é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, já que a televisão é uma das principais fontes de entretenimento da sociedade. É importante que os alunos compreendam como funciona a produção de uma novela, série ou programa de TV, desde a concepção do roteiro até a exibição final. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que aborda os diferentes aspectos da dramaturgia televisiva, como a construção de personagens, a estrutura narrativa e os elementos técnicos. A metodologia utilizada será a gamificação, que torna o aprendizado mais lúdico e envolvente.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique como a metodologia da gamificação será utilizada para tornar o aprendizado mais divertido e eficiente. Apresente também o objetivo da atividade, que é criar um jogo de tabuleiro sobre a dramaturgia televisiva.Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)
Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue as instruções para a criação do jogo de tabuleiro. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à dramaturgia televisiva para desenvolver em seu jogo.Etapa 3 - Pesquisa e criação do jogo (60 minutos)
Os alunos terão 60 minutos para pesquisar e criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão desenvolver um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Os cards devem abordar diferentes aspectos da dramaturgia televisiva, como a construção de personagens, a estrutura narrativa e os elementos técnicos.Etapa 4 - Teste do jogo (20 minutos)
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, para avaliar a jogabilidade e a eficiência do ensino dos conceitos abordados.Etapa 5 - Discussão em grupo (15 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a criação do jogo e como eles conseguiram superá-las. Medie esse momento e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Apresentação dos jogos (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e quais conceitos da dramaturgia televisiva foram abordados.Etapa 7 - Avaliação da atividade (10 minutos)
Avalie a atividade de acordo com os critérios estabelecidos e dar um feedback para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
- Eficiência do jogo em ensinar os conceitos da dramaturgia televisiva;
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar claramente as instruções da atividade;
- Mediar a discussão em grupo;
- Avaliar a atividade de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar o jogo de tabuleiro;
- Testar os jogos criados pelos outros grupos;
- Apresentar o jogo criado para a turma.