Aula sobre Dramaturgia Televisiva

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dramaturgia televisiva é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, já que a televisão é uma das principais formas de entretenimento. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por Estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, aprimorando a capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema e explique a metodologia de Rotação por Estações. Em seguida, organize a turma em três grupos, que corresponde ao número de estações elaboradas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Peça para que cada grupo se acomode em uma estação e oriente que, ao longo de 30 minutos, deverão realizar a atividade proposta. Quando o tempo finalizar, os grupos devem se dirigir à estação seguinte e assim por diante.

    Estação 1 - Telenovelas

    Na estação 1, os alunos irão assistir a um trecho de uma telenovela e analisar o estilo cênico utilizado na cena. Em seguida, deverão criar uma cena utilizando o mesmo estilo do exemplo analisado.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Séries

    Na estação 2, os alunos irão assistir a um trecho de uma série e analisar o estilo cênico utilizado na cena. Em seguida, deverão criar uma cena utilizando o mesmo estilo.

    Estação 3 - Programas de variedades

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um trecho de um programa de variedades e analisar o estilo cênico utilizado na cena. Em seguida, deverão criar uma cena utilizando o mesmo estilo cênico.


  4. Etapa 4 - Socialização (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua cena para a turma e explicar o estilo utilizado. Em seguida, a turma irá discutir sobre os diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva.

    Conclusão (10 minutos)

    Professor, faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, perguntando à turma sua opinião.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva;
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço;
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos estilos cênicos presentes na cena;
  • Utilização adequada dos estilos cênicos na criação da cena;
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre os diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia de Rotação por estações;
  • Orientar os alunos durante a criação das cenas;
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva.

Ações do aluno

  • Analisar os diferentes estilos cênicos presentes na cena;
  • Criar uma cena utilizando o mesmo estilo cênico;
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre os diferentes estilos cênicos presentes na dramaturgia televisiva.