Aula sobre Dramaturgia Televisiva

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dramaturgia televisiva é um tema presente no cotidiano dos estudantes, já que a televisão é uma das principais formas de entretenimento. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é aprimorar a capacidade de apreciação estética teatral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e explique a importância a metodologia Sala de Aula Invertida.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa (30 minutos)

    Organize a turma em grupos e oriente-os a pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e preparar uma apresentação.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Ainda nos grupos, oriente os alunos a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade, em um momento seguinte.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos alunos (20 minutos)

    Proponha uma roda de conversa, ou organize a sala de aula em formato de “U”, para que os grupos apresentem os resultados de suas pesquisas e consigam dialogar com os colegas de outras equipes.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template (20 minutos)

    Os alunos irão aplicar o template criado na atividade e avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Professor, conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem aprimorando sua capacidade de apreciação estética teatral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de apreciação estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e apresentação dos diferentes estilos cênicos;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Criação e aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de analisar os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Conduzir a discussão em grupo;
  • Auxiliar na criação e aplicação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes estilos cênicos utilizados na dramaturgia televisiva e preparar uma apresentação;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e aplicá-lo na atividade;
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.