Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O consumo de drogas é um problema que afeta a sociedade em muitos aspectos, como a saúde, a segurança pública, a economia e a convivência em sociedade. O uso de substâncias psicoativas pode causar danos irreversíveis à saúde física e mental, além de levar à dependência química e a problemas sociais. Nesta aula, vamos abordar o tema das drogas ilícitas e como elas afetam o sistema nervoso. Vamos utilizar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise, reflexão e tomada de decisão, além de se tornarem mais críticos e conscientes sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos um problema relacionado ao uso de drogas ilícitas e pedir que eles reflitam sobre as possíveis causas, consequências e soluções para esse problema. Por exemplo: "Por que muitos jovens se envolvem com drogas ilícitas? Quais são as consequências disso para a saúde e para a sociedade? Como podemos prevenir o uso de drogas ilícitas?"

  2. Etapa 2 - Diário de Bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem registrar todas as etapas do processo de resolução do problema, incluindo as reflexões e as decisões tomadas pelo grupo.


  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Os alunos devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado. Oriente os estudantes a considerar diferentes perspectivas, como a educação, a saúde, a segurança pública e a política.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem analisar as alternativas apresentadas e escolher a mais viável e eficaz para o problema apresentado. Eles devem justificar sua escolha e apresentar suas alternativas em forma de cartazes ou apresentações.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo junto ao seu cartaz para a turma, explicando o problema encontrado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Debate

    Conduza uma discussão sobre o tema das drogas ilícitas, levando em consideração as reflexões e as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos devem ser incentivados a participar, expressando suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise, reflexão e tomada de decisão.
  • Estimular a criatividade, a originalidade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover a conscientização sobre os riscos e as consequências do uso de drogas ilícitas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise de diferentes perspectivas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na geração de alternativas e soluções.
  • Qualidade e clareza na apresentação das ideias e argumentos.
  • Capacidade de reflexão e tomada de decisão.
  • Cooperação e respeito com os colegas e com o professor.

Ações do professor

  • Explicar sobre o tema das drogas ilícitas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na reflexão e na tomada de decisão.
  • Conduzir o debate sobre o tema das drogas ilícitas, levando em consideração as reflexões e as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos, levando em consideração os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na geração de alternativas e soluções.
  • Registrar todas as etapas do processo de resolução do problema no diário de bordo.
  • Apresentar suas ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as opiniões e as ideias dos colegas e do professor.