Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O consumo de drogas é um problema que afeta a sociedade em muitos aspectos, como a saúde, a segurança pública, a economia e a convivência em sociedade. O uso de substâncias psicoativas pode causar danos irreversíveis à saúde física e mental, além de levar à dependência química e a problemas sociais. Nesta aula, vamos abordar o tema das drogas ilícitas e como elas afetam o sistema nervoso. Vamos utilizar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise, reflexão e tomada de decisão, além de se tornarem mais críticos e conscientes sobre o tema.
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos um problema relacionado ao uso de drogas ilícitas e pedir que eles reflitam sobre as possíveis causas, consequências e soluções para esse problema. Por exemplo: "Por que muitos jovens se envolvem com drogas ilícitas? Quais são as consequências disso para a saúde e para a sociedade? Como podemos prevenir o uso de drogas ilícitas?"Etapa 2 - Diário de Bordo
Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem registrar todas as etapas do processo de resolução do problema, incluindo as reflexões e as decisões tomadas pelo grupo.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Os alunos devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado. Oriente os estudantes a considerar diferentes perspectivas, como a educação, a saúde, a segurança pública e a política.Etapa 4 - Solução
Os grupos devem analisar as alternativas apresentadas e escolher a mais viável e eficaz para o problema apresentado. Eles devem justificar sua escolha e apresentar suas alternativas em forma de cartazes ou apresentações.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo junto ao seu cartaz para a turma, explicando o problema encontrado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 6 - Debate
Conduza uma discussão sobre o tema das drogas ilícitas, levando em consideração as reflexões e as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos devem ser incentivados a participar, expressando suas opiniões e dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise, reflexão e tomada de decisão.
- Estimular a criatividade, a originalidade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Promover a conscientização sobre os riscos e as consequências do uso de drogas ilícitas.
- Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise de diferentes perspectivas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na geração de alternativas e soluções.
- Qualidade e clareza na apresentação das ideias e argumentos.
- Capacidade de reflexão e tomada de decisão.
- Cooperação e respeito com os colegas e com o professor.
Ações do professor
- Explicar sobre o tema das drogas ilícitas.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na reflexão e na tomada de decisão.
- Conduzir o debate sobre o tema das drogas ilícitas, levando em consideração as reflexões e as soluções apresentadas pelos grupos.
- Avaliar o desempenho dos alunos, levando em consideração os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas na geração de alternativas e soluções.
- Registrar todas as etapas do processo de resolução do problema no diário de bordo.
- Apresentar suas ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
- Respeitar as opiniões e as ideias dos colegas e do professor.