Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O uso de drogas ilícitas é um tema que está presente em nossa sociedade e pode afetar a vida de muitas pessoas. É importante que os estudantes compreendam quais são as substâncias psicoativas, os efeitos que elas causam no corpo humano e como o sistema nervoso pode ser afetado. Durante esta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente a temática da aula e explique o que são substâncias psicoativas, quais são os efeitos que elas causam no corpo humano e como o sistema nervoso pode ser afetado. É importante que os alunos compreendam a gravidade do assunto e como ele pode afetar suas vidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro pessoas. É importante que os grupos sejam heterogêneos, para que os alunos possam aprender uns com os outros.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os grupos devem criar um mapa conceitual sobre o tema "Drogas ilícitas". O mapa deve conter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar a metodologia Aprendizagem Entre Pares, ou seja, eles devem discutir em grupo e trocar informações e ideias para criar o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, faça uma roda de conversa, onde os devem discutir sobre as informações apresentadas. É importante você mediar e orientar a conversa, assim como tirar dúvidas e estimular a discussão.

  6. Etapa 6 - Encerramento da aula

    Encerre a aula fazendo um resumo sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Conscientizar sobre os riscos do uso de drogas ilícitas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual apresentado.
  • Capacidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Participação individual na discussão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Drogas ilícitas" e explicar conceitos importantes.
  • Dividir a turma em grupos heterogêneos.
  • Estimular a troca de informações e ideias entre os alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o tema.
  • Fazer um resumo sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema "Drogas ilícitas".
  • Discutir em grupo e trocar informações e ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.