Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O uso de drogas ilícitas é um problema social que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Estas substâncias são chamadas de psicoativas, pois agem no sistema nervoso. Infelizmente, essas substâncias podem levar à dependência química. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique de forma lúdica os efeitos das drogas no organismo humano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula com uma breve explanação sobre o tema, explicando o que são drogas ilícitas e quais são os principais problemas associados ao seu uso.Etapa 2 - O sistema nervoso e as substâncias psicoativas
Explique como o sistema nervoso funciona e qual é o seu papel no organismo humano. Fale, também, o que são substâncias psicoativas e como elas afetam o sistema nervoso.Etapa 3 - Gamificação
Divida a turma em grupos de 5 alunos. Em seguida, explique de gamificação e como ela será aplicada nesta aula. Os alunos devem criar um jogo que explique de forma lúdica os efeitos das drogas no organismo humano. Para auxiliar no processo, eles devem preencher um mapa de registro com o nome do jogo, objetivo, desafios e outras informações.Etapa 4 - Criação dos jogos
Oriente os alunos no processo de criação e traga exemplos como jogos da memória e de perguntas e respostas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Eles precisam explicar como o jogo funciona e como ele ensina sobre os efeitos das drogas no organismo humano.Etapa 6 - Socialização dos jogos
Os grupos devem trocar entre si e jogar o jogo uns dos outros. Oriente a atividade e responda a eventuais dúvidas que surgirem.Etapa 7 - Reflexão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam. Estimule a participação dos alunos nesse momento. Destaque a importância de conhecermos o funcionamento de nosso corpo e como estas substâncias podem afetá-lo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o engajamento e a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
- Clareza na explicação dos efeitos das drogas no organismo humano.
- Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Estimular a participação dos alunos durante a atividade.
- Ficar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido na aula.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos de forma justa e imparcial.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na criação dos jogos.
- Demonstrar criatividade na elaboração do jogo.
- Explicar de forma clara e objetiva como o jogo ensina sobre os efeitos das drogas no organismo humano.
- Refletir sobre o aprendizado na aula e compartilhar suas opiniões com os colegas.