Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As drogas ilícitas são substancias psicoativas que afetam o funcionamento do sistema nervoso e podem causar dependência química. Esta temática é de extrema importância para a sociedade e deve ser abordado com seriedade e responsabilidade, por isso é importante que os alunos compreendam os riscos e consequências

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que são as drogas ilícitas e quais os riscos e consequências do uso para a saúde e para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, oriente como a atividade deve ser realizada

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as drogas ilícitas mais comuns e seus efeitos no sistema nervoso. Peça para anotarem os principais pontos

  5. Etapa 5 - Mão na massa

    Os alunos devem criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos do

    uso de drogas ilícitas.


  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os cartazes devem ser expostos na escola e os alunos devem apresentar seus trabalhos para a turma.

  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs.

    Peça para que os grupos preencham o template da dinâmica dos 3 Qs. Depois, conduza uma discussão final sobre a temática e sobre a avalição realizada pelos alunos da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Compreender os riscos e consequências do uso de drogas ilícitas.
  • Desenvolver a habilidade de criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de drogas ilícitas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e coerente.
  • Qualidade e criatividade dos cartazes criados.
  • Participação ativa na apresentação dos trabalhos.

Ações do professor

  • Explicar os riscos e consequências do uso de drogas ilícitas.
  • Orientar e acompanhar a pesquisa dos alunos.
  • Fomentar a discussão e reflexão sobre os templates criados pelos grupos.
  • Orientar e acompanhar a criação dos cartazes.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre os trabalhos apresentados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as drogas ilícitas e seus efeitos no sistema nervoso.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de drogas ilícitas.
  • Apresentar os trabalhos para a turma.
  • Avaliar e refletir sobre a própria aprendizagem.