Aula sobre Drogas Ilicitas Parte I
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As drogas ilícitas são substancias psicoativas que afetam o funcionamento do sistema nervoso e podem causar dependência química. Esta temática é de extrema importância para a sociedade e deve ser abordado com seriedade e responsabilidade, por isso é importante que os alunos compreendam os riscos e consequências
Etapa 1 - Introdução
Explique o que são as drogas ilícitas e quais os riscos e consequências do uso para a saúde e para a sociedade.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, oriente como a atividade deve ser realizadaEtapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Em grupos, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre as drogas ilícitas mais comuns e seus efeitos no sistema nervoso. Peça para anotarem os principais pontosEtapa 5 - Mão na massa
Os alunos devem criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos douso de drogas ilícitas.
Etapa 6 - Apresentação
Os cartazes devem ser expostos na escola e os alunos devem apresentar seus trabalhos para a turma.Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs.
Peça para que os grupos preencham o template da dinâmica dos 3 Qs. Depois, conduza uma discussão final sobre a temática e sobre a avalição realizada pelos alunos da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
- Compreender os riscos e consequências do uso de drogas ilícitas.
- Desenvolver a habilidade de criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de drogas ilícitas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e coerente.
- Qualidade e criatividade dos cartazes criados.
- Participação ativa na apresentação dos trabalhos.
Ações do professor
- Explicar os riscos e consequências do uso de drogas ilícitas.
- Orientar e acompanhar a pesquisa dos alunos.
- Fomentar a discussão e reflexão sobre os templates criados pelos grupos.
- Orientar e acompanhar a criação dos cartazes.
- Avaliar e dar feedbacks sobre os trabalhos apresentados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as drogas ilícitas e seus efeitos no sistema nervoso.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Criar cartazes para conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de drogas ilícitas.
- Apresentar os trabalhos para a turma.
- Avaliar e refletir sobre a própria aprendizagem.