Drogas ilícitas (Parte II)

Nesta aula de Ciências, vamos aprofundar o conhecimento sobre as drogas ilícitas e as consequências da sua utilização. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Acompanhe o vídeo e boa aula!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre as drogas:

    A) O consumo de drogas lícitas traz graves problemas sociais ligados ao tráfico e também problemas de saúde pública ligados à dependência química.

    B) Conhecidas por inibir o sistema nervoso central, as anfetaminas são muito usadas por pessoas que querem engordar.

    C) O uso contínuo da cocaína desenvolve a tolerância à droga, o que leva os usuários a usarem uma dose cada vez maior pra sentirem os mesmos efeitos.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos continuar nosso estudo sobre drogas ilícitas e vamos nos concentrar em como essas substâncias podem afetar o sistema nervoso. As drogas ilícitas são aquelas que são proibidas por lei e, quando consumidas, podem causar danos à saúde física e mental. É importante que os alunos saibam sobre os efeitos dessas substâncias e como elas podem afetar suas vidas e a vida das pessoas ao seu redor. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    Nesta aula sobre drogas ilícitas, os alunos aprenderão sobre o impacto dessas substâncias no sistema nervoso e na saúde geral. É importante contextualizar o tema para que os estudantes possam compreender sua relevância e como ele se relaciona com o mundo em que vivem. Por exemplo, o professor pode apresentar notícias sobre apreensões de drogas na cidade ou no país, ou casos de dependência química na mídia. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas". A metodologia ativa Gamificação será aplicada para engajar os alunos na criação de um jogo educativo sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    O tema "Drogas ilícitas" é um assunto importante e presente em nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam as consequências do uso dessas substâncias para a saúde e para a vida social. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com isso, eles serão capazes de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e pensamento crítico.

    Exemplos práticos podem ser apresentados, como notícias de jornais sobre apreensões de drogas, depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo uso de drogas, entre outros. É importante ressaltar que o objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas."

    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos abordar o tema "Drogas ilícitas (Parte II)". É importante compreender como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. As drogas ilícitas são um problema grave em nossa sociedade e podem causar danos irreversíveis à saúde. Durante a aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Vamos trabalhar para desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula sobre "Drogas ilícitas (Parte II)" tem como objetivo principal desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas." Para contextualizar o tema, o professor pode trazer exemplos de drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, ecstasy, entre outras, e explicar como elas afetam o sistema nervoso. É importante ressaltar que o uso dessas substâncias pode trazer graves consequências para a saúde física e mental dos usuários.

    O Método de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de argumentação e reflexão crítica. Eles serão estimulados a debater sobre o tema, utilizando um template de avaliação por rúbrica, que ajudará a avaliar o grau de desenvolvimento das habilidades dos alunos.

    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    Nesta aula, iremos abordar o tema "Drogas ilícitas (Parte II)", que é um assunto muito importante e presente em nosso cotidiano. As drogas ilícitas são substâncias que causam dependência e têm efeitos nocivos ao nosso organismo e à nossa vida social. É importante que os alunos compreendam como essas drogas podem afetar o funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, a nossa saúde. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: