Aula sobre Drogas Ilicitas Parte Ii

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Drogas ilícitas" é um assunto importante e presente em nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam as consequências do uso dessas substâncias para a saúde e para a vida social. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com isso, eles serão capazes de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e pensamento crítico.

Exemplos práticos podem ser apresentados, como notícias de jornais sobre apreensões de drogas, depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo uso de drogas, entre outros. É importante ressaltar que o objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas."


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma discussão em grupo para entender o que os alunos já sabem sobre drogas ilícitas. Apresente informações sobre o funcionamento do sistema nervoso e como as drogas afetam esse sistema. Utilize recursos visuais para auxiliar na compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo faça um esboço de como seria uma campanha de conscientização sobre os perigos das drogas ilícitas. Eles podem utilizar cartazes, vídeos, panfletos ou qualquer outro recurso que acharem necessário.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar suas ideias para a turma e, em conjunto, decidir qual será a melhor proposta para a campanha de conscientização.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a proposta definida, os grupos devem criar o protótipo da campanha utilizando os recursos escolhidos. Auxilie os alunos na criação e execução do protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar suas campanhas para a turma e realizar uma votação para escolher a melhor campanha. Avalie a participação e a qualidade das campanhas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos;
  • Qualidade da campanha de conscientização;
  • Criatividade e inovação;
  • Coerência e relevância das informações apresentadas;
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar informações sobre o tema e auxiliar na compreensão dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Auxiliar na criação e execução do protótipo da campanha;
  • Avaliar a qualidade das campanhas apresentadas;
  • Incentivar a reflexão sobre os perigos das drogas ilícitas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar propostas criativas e inovadoras para a campanha de conscientização;
  • Trabalhar em equipe para criar o protótipo da campanha;
  • Apresentar a campanha para a turma;
  • Refletir sobre os perigos das drogas ilícitas e sua importância para a sociedade.