Aula sobre Drogas Ilicitas Parte Ii
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, iremos abordar o tema "Drogas ilícitas (Parte II)", que é um assunto muito importante e presente em nosso cotidiano. As drogas ilícitas são substâncias que causam dependência e têm efeitos nocivos ao nosso organismo e à nossa vida social. É importante que os alunos compreendam como essas drogas podem afetar o funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, a nossa saúde. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância de discutir sobre drogas ilícitas. Os alunos irão compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking
Apresente a metodologia e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de uma pessoa que usa drogas ilícitas e compreendam seus sentimentos, pensamentos, ações e consequências.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações obtidas no mapa de empatia e como elas se relacionam com o funcionamento do sistema nervoso.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar seus resultados e discutir em conjunto as consequências do uso de drogas ilícitas no sistema nervoso.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância de evitar o uso de drogas ilícitas e seus efeitos nocivos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os pontos principais discutidos durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a empatia e a compreensão dos alunos em relação aos sentimentos e pensamentos de pessoas que usam drogas ilícitas.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre os efeitos nocivos das drogas ilícitas no organismo e na vida social.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre o funcionamento do sistema nervoso e seus efeitos ao usar drogas ilícitas.
- Capacidade dos alunos em explicar e discutir sobre as consequências do uso de drogas ilícitas.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância de evitar o uso de drogas ilícitas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre os efeitos nocivos das drogas ilícitas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Criar um mapa de empatia com qualidade e coerência.
- Discutir em grupo as informações obtidas no mapa de empatia.
- Explicar e discutir sobre as consequências do uso de drogas ilícitas.
- Refletir criticamente sobre a importância de evitar o uso de drogas ilícitas.