Aula sobre Drogas Ilicitas Parte Ii

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula sobre drogas ilícitas, os alunos aprenderão sobre o impacto dessas substâncias no sistema nervoso e na saúde geral. É importante contextualizar o tema para que os estudantes possam compreender sua relevância e como ele se relaciona com o mundo em que vivem. Por exemplo, o professor pode apresentar notícias sobre apreensões de drogas na cidade ou no país, ou casos de dependência química na mídia. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas". A metodologia ativa Gamificação será aplicada para engajar os alunos na criação de um jogo educativo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre drogas ilícitas

    Cada grupo deverá pesquisar sobre uma droga ilícita, coletando informações sobre o nome da droga, seus efeitos no sistema nervoso, seus riscos à saúde e questões relacionadas. Os alunos poderão usar a internet como fonte de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um mapa de registro de um jogo educativo sobre drogas ilícitas, seguindo as orientações dadas no início da aula. Os alunos deverão trabalhar em conjunto, criando um jogo que seja engajador e efetivo em ensinar sobre o tema. Oriente e auxilie os alunos durante a criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando os campos do mapa de registro e como o jogo funciona. Os alunos deverão avaliar os jogos dos outros grupos e escolher o que consideram o mais engajador e efetivo.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre o tema

    Conduza a discussão sobre os jogos apresentados, destacando os pontos positivos e negativos de cada um. Em seguida, os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e destaque os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer comentários finais e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Engajar os alunos na criação de um jogo educativo sobre drogas ilícitas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na criação do jogo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação das informações sobre a droga ilícita pesquisada.
  • Engajamento e criatividade na criação do jogo educativo.
  • Efetividade do jogo em ensinar sobre o tema.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade e relevância das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante a discussão.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre os jogos apresentados e o tema em geral.
  • Fazer um resumo da aula e destacar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a droga ilícita atribuída ao grupo.
  • Trabalhar em conjunto na criação do jogo educativo.
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos dos outros grupos.
  • Participar ativamente da discussão sobre os jogos e o tema em geral.
  • Fazer comentários finais e tirar dúvidas sobre o assunto.