Aula sobre Drogas Ilicitas Parte Ii

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Drogas ilícitas (Parte II)" tem como objetivo principal desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas." Para contextualizar o tema, o professor pode trazer exemplos de drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, ecstasy, entre outras, e explicar como elas afetam o sistema nervoso. É importante ressaltar que o uso dessas substâncias pode trazer graves consequências para a saúde física e mental dos usuários.

O Método de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de argumentação e reflexão crítica. Eles serão estimulados a debater sobre o tema, utilizando um template de avaliação por rúbrica, que ajudará a avaliar o grau de desenvolvimento das habilidades dos alunos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e explique como a aula será conduzida. Utilizeuma apresentação em slides com imagens e informações sobre drogas ilícitas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio. Cada grupo escolherá um tema relacionado às drogas ilícitas, como os efeitos no sistema nervoso, as consequências para a saúde, a relação com o crime, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema escolhido e preparar argumentos para o debate. Forneça materiais de apoio, como artigos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e debater com os demais grupos. Medir o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Avaliação por rúbrica

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Explique como funciona a rúbrica e como os alunos devem avaliar os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e ressalte a importância de não utilizar drogas ilícitas. Utilize exemplos práticos de pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelo uso dessas substâncias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas."
  • Estimular a argumentação e reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de fontes confiáveis para a obtenção de informações.
  • Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para o debate sobre um tema sensível.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participação ativa e respeitosa dos alunos no debate.
  • Utilização de fontes confiáveis para a pesquisa.
  • Clareza e organização na apresentação dos argumentos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Explicar o funcionamento da rúbrica de avaliação.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e ressaltar a importância de não utilizar drogas ilícitas.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às drogas ilícitas.
  • Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e respeitar os demais grupos.
  • Avaliar o desempenho dos grupos utilizando a rúbrica de avaliação.
  • Refletir sobre o tema e tirar suas próprias conclusões.