Aula sobre Drogas Ilicitas Parte Ii

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos continuar nosso estudo sobre drogas ilícitas e vamos nos concentrar em como essas substâncias podem afetar o sistema nervoso. As drogas ilícitas são aquelas que são proibidas por lei e, quando consumidas, podem causar danos à saúde física e mental. É importante que os alunos saibam sobre os efeitos dessas substâncias e como elas podem afetar suas vidas e a vida das pessoas ao seu redor. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a aula, explicando a importância de estudar as drogas ilícitas e como elas afetam o sistema nervoso. Os alunos deverão fazer anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Disponibilize um vídeo explicativo sobre as drogas ilícitas e seus efeitos no sistema nervoso. Os alunos deverão assistir ao vídeo e fazer anotações.

  3. Etapa 3 - Leitura dirigida

    Disponibilize um texto sobre o tema e os alunos deverão fazer uma leitura dirigida, respondendo a perguntas relacionadas ao conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as informações apresentadas na aula até o momento. Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Os alunos deverão preencher o template com informações relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template e explicar as informações contidas em cada campo. Avalie a participação dos alunos e a qualidade das informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão responder a uma avaliação escrita sobre o tema e os conteúdos apresentados na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de estudar os efeitos das drogas ilícitas no sistema nervoso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a aprendizagem significativa.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos através da criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas nos templates de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desempenho dos alunos na avaliação escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a aula.
  • Disponibilizar vídeos e textos relacionados ao tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.
  • Avaliar a participação e a qualidade das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos e fazer anotações.
  • Participar da discussão em grupo e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template e explicar as informações contidas em cada campo.
  • Responder à avaliação escrita.