Aula sobre Drogas Licitas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, são substâncias que podem ser encontradas facilmente no cotidiano, seja no consumo pela sociedade ou pela propaganda na mídia. No entanto, essas substâncias podem afetar negativamente o sistema nervoso, causando dependência, doenças e até mesmo a morte. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos possam desenvolver uma fanzine com informações sobre as drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano. O objetivo é que os alunos possam entender como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando os alunos sobre o uso de drogas lícitas. Ressalte que estas substâncias podem alterar o sistema nervoso e causar dependência.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Organize a turma em grupos de quatro a cinco pessoas. Em seguida, explique a atividade para os alunos, em que devem criar dos fanzines. Entregue para cada grupo uma folha de papel A4.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação de conteúdo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um tipo de drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano. Em seguida, devem criar o conteúdo para cada parte do fanzine, incluindo ilustrações e textos.

  4. Etapa 4 - Montagem dos fanzines

    Os alunos devem montar os fanzines utilizando a pequisa realizada. O professor deverá auxiliá-los na organização e finalização do material.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso e as consequências para a saúde.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Promova uma discussão com a turma sobre o tema, levantando questões sobre a legalidade das drogas lícitas e os impactos na sociedade. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância de evitar o uso dessas substâncias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante as atividades e a qualidade dos fanzines produzidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos fanzines.
  • Promover a reflexão sobre a importância de evitar o uso de drogas lícitas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade das informações apresentadas nos fanzines.
  • Criatividade na elaboração das ilustrações e textos.
  • Coerência e organização das informações nos fanzines.
  • Reflexão sobre a importância de evitar o uso de drogas lícitas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Organizar os alunos em grupos e auxiliá-los na criação dos fanzines.
  • Promover a discussão e reflexão sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos fanzines produzidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano.
  • Criar o conteúdo para cada parte do fanzine, incluindo ilustrações e textos.
  • Montar os fanzines utilizando as partes criadas por cada grupo.
  • Apresentar os fanzines para a turma, explicando os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso e as consequências para a saúde.
  • Participar da discussão e reflexão sobre o tema.