Aula sobre Drogas Licitas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, são substâncias que podem ser encontradas facilmente no cotidiano, seja no consumo pela sociedade ou pela propaganda na mídia. No entanto, essas substâncias podem afetar negativamente o sistema nervoso, causando dependência, doenças e até mesmo a morte. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos possam desenvolver uma fanzine com informações sobre as drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano. O objetivo é que os alunos possam entender como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando os alunos sobre o uso de drogas lícitas. Ressalte que estas substâncias podem alterar o sistema nervoso e causar dependência.Etapa 2 - Organização dos grupos
Organize a turma em grupos de quatro a cinco pessoas. Em seguida, explique a atividade para os alunos, em que devem criar dos fanzines. Entregue para cada grupo uma folha de papel A4.Etapa 3 - Pesquisa e criação de conteúdo
Cada grupo deve pesquisar sobre um tipo de drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano. Em seguida, devem criar o conteúdo para cada parte do fanzine, incluindo ilustrações e textos.Etapa 4 - Montagem dos fanzines
Os alunos devem montar os fanzines utilizando a pequisa realizada. O professor deverá auxiliá-los na organização e finalização do material.Etapa 5 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso e as consequências para a saúde.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Promova uma discussão com a turma sobre o tema, levantando questões sobre a legalidade das drogas lícitas e os impactos na sociedade. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância de evitar o uso dessas substâncias.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante as atividades e a qualidade dos fanzines produzidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos fanzines.
- Promover a reflexão sobre a importância de evitar o uso de drogas lícitas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades.
- Qualidade das informações apresentadas nos fanzines.
- Criatividade na elaboração das ilustrações e textos.
- Coerência e organização das informações nos fanzines.
- Reflexão sobre a importância de evitar o uso de drogas lícitas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Organizar os alunos em grupos e auxiliá-los na criação dos fanzines.
- Promover a discussão e reflexão sobre o tema.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos fanzines produzidas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as drogas lícitas e seus efeitos no corpo humano.
- Criar o conteúdo para cada parte do fanzine, incluindo ilustrações e textos.
- Montar os fanzines utilizando as partes criadas por cada grupo.
- Apresentar os fanzines para a turma, explicando os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso e as consequências para a saúde.
- Participar da discussão e reflexão sobre o tema.