Aula sobre Drogas Licitas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O uso de drogas lícitas é um tema que afeta a vida de muitas pessoas, seja direta ou indiretamente. Muitas vezes, o consumo dessas substâncias é visto como algo normal e inofensivo, mas a verdade é que elas podem causar diversos problemas de saúde, além de trazer prejuízos sociais e financeiros. Nesta aula, será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir os impactos das drogas lícitas no sistema nervoso e na vida das pessoas. Para isso, os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para debater o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, será feita uma atividade para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre drogas lícitas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá instruções específicas sobre sua função no debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos, pesquisando e discutindo sobre o tema. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos. Cada grupo terá mais 5 minutos para responder às perguntas.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora irá deliberar sobre o tema, considerando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final, retomando os pontos mais importantes do debate e fazendo uma reflexão sobre o impacto das drogas lícitas no sistema nervoso.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e reforçando a importância de se ter cuidado ao consumir drogas lícitas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate dos alunos
  • Fornecer informações sobre os impactos das drogas lícitas no sistema nervoso
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados
  • Respeito às opiniões dos colegas
  • Contribuição para a discussão final

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia a ser utilizada
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate
  • Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico dos alunos
  • Mediar os conflitos que possam surgir durante o debate
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o tema
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes
  • Participar ativamente do debate, respeitando as opiniões dos colegas
  • Contribuir para a discussão final, fazendo uma reflexão sobre o tema
  • Avaliar de forma crítica os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.