Aula sobre Drogas Licitas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O uso de drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, é um problema de saúde pública que afeta a vida de muitas pessoas. Muitas vezes, as drogas lícitas são consideradas menos perigosas do que as drogas ilícitas, mas elas podem causar danos igualmente graves ao organismo e ao sistema nervoso. Nesta aula, será abordado sobre como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas presentes em drogas lícitas, como o álcool e o tabaco. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão circular pelas estações, realizando atividades diferentes sobre o tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa para discutir o que os alunos já sabem sobre drogas lícitas e como elas afetam o organismo e o sistema nervoso. Em seguida, apresente o objetivo da aula e explique como a metodologia de Rotação por estações irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre as substâncias presentes em drogas lícitas e como elas afetam o sistema nervoso. Em seguida, os alunos farão uma atividade em grupo para identificar os principais efeitos dessas substâncias no organismo.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos farão uma pesquisa em grupos sobre os principais danos causados pelas drogas lícitas ao organismo e ao sistema nervoso. Eles deverão apresentar suas pesquisas para o grupo e discutir em conjunto os principais efeitos dessas substâncias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Promova uma discussão em grupo sobre as principais descobertas dos alunos durante a atividade. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese sobre os assuntos contidos em cada uma das estações relacionando com os principais tópicos levantados pelos alunos durante a conclusão, fornecendo feedbacks sobre os argumentos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre o tema das drogas lícitas.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso de drogas lícitas e seus efeitos no organismo e no sistema nervoso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais efeitos das drogas lícitas no organismo e no sistema nervoso.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Organizar a roda de conversa inicial para discutir o tema das drogas lícitas.
  • Explicar a metodologia de Rotação por estações e orientar os alunos durante as atividades.
  • Conduzir a discussão final sobre as principais descobertas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar suas pesquisas e compartilhar suas opiniões e dúvidas durante a discussão final.