Aula sobre Drogas Licitas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O uso de drogas lícitas, como álcool e tabaco, é um tema bastante presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de familiares, amigos ou até mesmo pela mídia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será uma ferramenta de avaliação das atividades realizadas sobre o tema. Serão abordados os efeitos dessas drogas no sistema nervoso e como elas podem afetar a saúde física e mental dos indivíduos.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    No início da aula faça uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que são drogas lícitas e quais são as mais comuns. Em seguida, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto e trazer exemplos de drogas lícitas encontradas no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o funcionamento do sistema nervoso e como as drogas lícitas podem afetá-lo. Disponibilize um vídeo previamente selecionado para que os alunos possam assisti-lo em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divididos em grupos, os alunos deverão discutir sobre os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso e como elas podem afetar a saúde física e mental dos indivíduos. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deverá apresentar o modelo criado para a turma e explicar como ele pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão realizar uma atividade prática em que deverão simular os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso, utilizando óculos de visão embaçada e luvas que diminuem a sensibilidade tátil. O objetivo é mostrar como essas drogas podem afetar a coordenação motora e a percepção sensorial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e como as atividades realizadas ajudaram a desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas."

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender os efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas em grupo;
  • Criatividade e clareza na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Compreensão dos efeitos das drogas lícitas no sistema nervoso;
  • Desempenho na atividade prática;
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo explicativo previamente para que os alunos possam assisti-lo em casa;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades realizadas em grupo;
  • Acompanhar o desempenho dos alunos na atividade prática;
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema previamente;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs criativo e claro;
  • Realizar a atividade prática com empenho e dedicação;
  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.