É fake news ou não?
A todo momento acontecem descobertas científicas que são publicadas em textos científicos, noticiadas por jornais e redes sociais, como por exemplo, novos tratamentos de doenças, novas tecnologias e dados estatísticos de ameaças ao meio ambiente, etc. No meio de tantas informações, surge uma nova necessidade: como filtrar o que é verdadeiro e falso? Nesta aula de Ciências da Natureza vamos avaliar e construir estratégias para derrubar as fake news. Se prepare e vem aprender!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Numa época em que as informações transitam numa velocidade muita rápida e que diariamente novas descobertas científicas são realizadas, é cada vez mais difícil avaliar se uma notícia é fake news ou não. Quais das ações a seguir descrevem todas as etapas utilizadas para avaliar se notícias são verdadeiras?
Atividade completaA)
Ler a notícia inteira e não só o título, checar fonte e autoria, pesquisar em buscadores mais informações sobre esta notícia, realizar busca reversa por imagem, desconfiar de notícias bombásticas e que apelam para emoções.B) Ler o título, desconfiar de títulos bombásticos e que apelam para emoções, checar fonte e autoria.
C) Verificar se a notícia é de grande circulação em redes sociais, os títulos devem chamar a atenção e trazer um resumo de toda a notícia e dados que a mídia não mostra como áudios e lives.
2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: