E o “eu” com isso?

Você já leu um texto e pensou “nossa, isso é muito eu!”? Pois é, existem obras que parecem que sabem exatamente o que estamos vivendo ou pensando, não é? Nesta aula de Linguagens, vamos entender como os nossos “eus” são representados nos gêneros literários como a crônica, o poema e a poesia marginal.


Atividades (2)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Leia os trechos abaixo e associe-os a cada tipo de narrador ou eu-lírico:

    1- “Foi aquele mundão de gente pela rua. Glória me dava a mão e tinha ordens para não me desgrudar um minuto. E eu segurava a mão de Luís.” [Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos]

    2- Primeiro levaram os negros

    Mas não me importei com isso

    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários

    Mas não me importei com isso

    Eu também não era operário (...)

    Agora estão me levando

    Mas já é tarde.

    Como eu não me importei com ninguém

    Ninguém se importa comigo.

    [Bertolt Brecht]

    3- “Assim que a Fada-Mãe se acomodou, ouviu-se uma forte trovoada. O Senhor Relâmpago, Dona Relâmpaga e os cinco filhos, entraram e cumprimentaram, como artistas de teatro.” [A fada que tinha ideias - Fernanda Lopes de Almeida]

    A) 1- Eu-lírico, 2- Narrador personagem e 3- Narrador observador.

    B) 1- Narrador observador, 2- Narrador observador e 3- Eu-lírico.

    C) 1- Narrador personagem, 2- Eu-lírico e 3- Narrador observador.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: