E o “eu” com isso?
Você já leu um texto e pensou “nossa, isso é muito eu!”? Pois é, existem obras que parecem que sabem exatamente o que estamos vivendo ou pensando, não é? Nesta aula de Linguagens, vamos entender como os nossos “eus” são representados nos gêneros literários como a crônica, o poema e a poesia marginal.
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Leia os trechos abaixo e associe-os a cada tipo de narrador ou eu-lírico:
1- “Foi aquele mundão de gente pela rua. Glória me dava a mão e tinha ordens para não me desgrudar um minuto. E eu segurava a mão de Luís.” [Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos]
2- Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário (...)
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
[Bertolt Brecht]
3- “Assim que a Fada-Mãe se acomodou, ouviu-se uma forte trovoada. O Senhor Relâmpago, Dona Relâmpaga e os cinco filhos, entraram e cumprimentaram, como artistas de teatro.” [A fada que tinha ideias - Fernanda Lopes de Almeida]
Atividade completaA)
1- Eu-lírico, 2- Narrador personagem e 3- Narrador observador.B) 1- Narrador observador, 2- Narrador observador e 3- Eu-lírico.
C) 1- Narrador personagem, 2- Eu-lírico e 3- Narrador observador.
2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: