Eclipses
Nesta aula de Ciências vamos aprender sobre os eclipses. Acompanhe o vídeo e bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece sempre que:
Atividade completaA)
A Lua se posiciona entre a Terra e o Sol.B) A Terra se posiciona entre a Lua e o Sol.
C) O Sol se posiciona entre a Lua e a Terra.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
Os eclipses são fenômenos naturais que ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra ou quando a Lua é coberta pela sombra do Sol. Eles são eventos raros e impressionantes que podem ser observados em diferentes partes do mundo. Ao entender como os eclipses ocorrem, podemos compreender melhor o movimento da Terra, da Lua e do Sol, além de explicar as diferentes fases da Lua. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre eclipses e fases da Lua por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.Atividade completaAprendizagem Entre Pares
4. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, vamos explorar o tema dos eclipses, um fenômeno fascinante que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e criando uma sombra na Terra. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, vamos explorar exemplos práticos e didáticos que ajudarão a compreender melhor esse fenômeno e sua relação com as fases da Lua. A intencionalidade pedagógica desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.Atividade completaSala de Aula Invertida
5. Rotação por estações:
O eclipse é um fenômeno natural fascinante observável em várias partes do mundo. É importante que os alunos entendam o que é um eclipse e como ele ocorre. Isso pode ser aplicado em várias áreas da vida, como na astronomia, na navegação e na compreensão da posição dos corpos celestes. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos para participar de estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema dos eclipses.Atividade completaRotação por estações
6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Os eclipses são fenômenos astronômicos que despertam curiosidade e fascínio em muitas pessoas. Eles ocorrem quando há alinhamento entre Sol, Terra e Lua, o que faz com que a Lua fique parcial ou totalmente escondida pelo cone de sombra da Terra (no caso do eclipse lunar) ou que o Sol fique parcial ou totalmente coberto pela Lua (no caso do eclipse solar). É importante que os alunos entendam como esses fenômenos funcionam e como eles podem ser observados. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos construam um modelo de avaliação por rúbrica.Atividade completaModelo de Debate Crítico (MDC)
7. Gamificação:
Os eclipses são eventos astronômicos que fascinam e intrigam as pessoas há séculos. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre os eclipses, suas causas e como eles ocorrem. Além disso, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar os conceitos aprendidos durante a aula. Ao final da aula, os alunos terão uma compreensão mais profunda sobre os eclipses e terão desenvolvido habilidades em modelagem e observação.Atividade completaGamificação
8. Design Sprint:
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Eclipses", que é um fenômeno natural que ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham em uma determinada posição. Esse tema é muito interessante e pode ser observado no cotidiano dos estudantes, já que existem diversos registros históricos de eclipses e, em algumas ocasiões, é possível observar esse fenômeno no céu. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas. Essa metodologia irá auxiliar no desenvolvimento da habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.Atividade completaDesign Sprint
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