Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta atividade, vamos aprender sobre eclipses solar e lunar, que são fenômenos astronômicos que acontecem quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham de maneira específica. Esses eventos são muito interessantes e curiosos, e podem ser observados em diferentes partes do mundo. Além disso, os alunos irão escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que são eclipses solar e lunar. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o fenômeno e despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Explique como funciona essa ferramenta de avaliação e como ela será utilizada ao longo da atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e pesquisar sobre eclipses solar e lunar. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e sites, para auxiliar os estudantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para a turma utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs. Estimule a participação e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas e as diferenças entre os eclipses solar e lunar. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Forneça orientações sobre a estrutura do texto e auxilie os alunos que tiverem dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e apresentar sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia para incentivar a participação ativa dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Coerência e clareza na produção do texto.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as etapas da atividade.
  • Mediar as discussões e incentivar a participação de todos.
  • Fornecer orientações sobre a estrutura do texto.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva dos resultados.
  • Produzir um texto coerente e bem estruturado.
  • Utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs de forma adequada.
  • Participar construtivamente das discussões em grupo.