Aula sobre Eclipses Solar E Lunar
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema "Eclipses solar e lunar" é um assunto muito interessante que desperta a curiosidade dos estudantes. Eles podem ser observados em diferentes partes do mundo e são eventos raros e impressionantes. Para trabalhar esse tema, os alunos criarão um modelo de avaliação por pares. Isso incentivará a participação ativa dos estudantes, pois eles serão responsáveis por avaliar o desempenho de seus colegas. Além disso, essa atividade ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o tema "Eclipses solar e lunar" e explicando o que são esses fenômenos. Em seguida, estimule a curiosidade dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a compartilhar o que sabem sobre o tema.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o tema, utilizando materiais disponíveis na internet e na biblioteca da escola. Oriente os estudantes sobre como realizar a pesquisa e como organizar as informações.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares
Os grupos deverão criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Explique como funciona a avaliação por pares e como os critérios de avaliação devem ser preenchidos.Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa e seu modelo de avaliação por pares. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação segundo os critérios estabelecidos.Etapa 5 - Discussão e reflexão
Após a apresentação dos trabalhos, conduza uma discussão e reflexão sobre o que foi aprendido e sobre a metodologia utilizada. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e experiências sobre a atividade.Etapa 6 - Avaliação individual
Cada aluno deverá avaliar a própria participação na atividade, preenchendo o modelo de avaliação por pares.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.
- Estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
- Participação individual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos sobre como realizar a pesquisa e como organizar as informações.
- Explicar como funciona a avaliação por pares e como os critérios de avaliação devem ser preenchidos.
- Conduzir a discussão e reflexão após a apresentação dos trabalhos.
- Encerrar a atividade reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Criar o modelo de avaliação por pares.
- Apresentar o resultado de sua pesquisa e seu modelo de avaliação por pares.
- Avaliar a apresentação dos demais grupos segundo os critérios estabelecidos.
- Avaliar a própria participação na atividade.