Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Eclipses solar e lunar" é um assunto muito interessante que desperta a curiosidade dos estudantes. Eles podem ser observados em diferentes partes do mundo e são eventos raros e impressionantes. Para trabalhar esse tema, os alunos criarão um modelo de avaliação por pares. Isso incentivará a participação ativa dos estudantes, pois eles serão responsáveis por avaliar o desempenho de seus colegas. Além disso, essa atividade ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "Eclipses solar e lunar" e explicando o que são esses fenômenos. Em seguida, estimule a curiosidade dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a compartilhar o que sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o tema, utilizando materiais disponíveis na internet e na biblioteca da escola. Oriente os estudantes sobre como realizar a pesquisa e como organizar as informações.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os grupos deverão criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Explique como funciona a avaliação por pares e como os critérios de avaliação devem ser preenchidos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa e seu modelo de avaliação por pares. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação segundo os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Após a apresentação dos trabalhos, conduza uma discussão e reflexão sobre o que foi aprendido e sobre a metodologia utilizada. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e experiências sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deverá avaliar a própria participação na atividade, preenchendo o modelo de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.
  • Estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Participação individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos sobre como realizar a pesquisa e como organizar as informações.
  • Explicar como funciona a avaliação por pares e como os critérios de avaliação devem ser preenchidos.
  • Conduzir a discussão e reflexão após a apresentação dos trabalhos.
  • Encerrar a atividade reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Criar o modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o resultado de sua pesquisa e seu modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar a apresentação dos demais grupos segundo os critérios estabelecidos.
  • Avaliar a própria participação na atividade.