Aula sobre Eclipses Solar E Lunar
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que acontecem quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham de maneira específica. Durante um eclipse solar, a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e criando uma sombra na Terra. Já durante um eclipse lunar, a Terra passa entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua, escurecendo-a. Esses fenômenos são importantes para entendermos mais sobre o universo e os movimentos dos corpos celestes. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo sua habilidade em escrever os movimentos do planeta.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema dos eclipses solar e lunar, explicando o que são e como acontecem. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o fenômeno.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar cada sub-ideia e sua relação com a ideia central.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, e como eles podem ser complementares.Etapa 6 - Conclusões
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os pontos principais e tirando dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Atividade de fixação
Para finalizar, proponha uma atividade de fixação, como a resolução de um exercício ou a criação de uma história em quadrinhos sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza do mapa conceitual criado pelo grupo.
- Participação e colaboração do aluno em seu grupo.
- Compreensão do tema e dos movimentos do planeta.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente do trabalho em grupo.
- Discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.