Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que acontecem quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham de maneira específica. Durante um eclipse solar, a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e criando uma sombra na Terra. Já durante um eclipse lunar, a Terra passa entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua, escurecendo-a. Esses fenômenos são importantes para entendermos mais sobre o universo e os movimentos dos corpos celestes. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo sua habilidade em escrever os movimentos do planeta.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema dos eclipses solar e lunar, explicando o que são e como acontecem. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o fenômeno.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar cada sub-ideia e sua relação com a ideia central.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, e como eles podem ser complementares.

  6. Etapa 6 - Conclusões

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os pontos principais e tirando dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Atividade de fixação

    Para finalizar, proponha uma atividade de fixação, como a resolução de um exercício ou a criação de uma história em quadrinhos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Participação e colaboração do aluno em seu grupo.
  • Compreensão do tema e dos movimentos do planeta.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os grupos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.