Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que podem ser observados da Terra. O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar e projetando uma sombra na superfície terrestre. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra na Lua. Esses fenômenos podem ser observados em diferentes partes do mundo e são importantes para o estudo da astronomia e da geografia. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os eclipses solar e lunar e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema da atividade, explicando o que são os eclipses solar e lunar, como eles ocorrem e qual sua importância para a astronomia e a geografia. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de como poderá apresentar o tema para a turma, levando em consideração a metodologia da atividade. Eles deverão pensar em formas criativas e inovadoras de apresentar o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e, em conjunto, decidir qual a melhor forma de apresentar o tema. Eles também irão definir quais serão os recursos necessários para a apresentação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base no esboço escolhido, cada grupo irá criar um protótipo da apresentação. Eles poderão utilizar materiais diversos, como cartolinas, papéis coloridos, canetas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma, que irá avaliar a apresentação e dar sugestões de melhoria. Os grupos deverão fazer ajustes em suas apresentações e apresentá-las novamente, até que todos estejam satisfeitos com o resultado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na apresentação do conteúdo.
  • Clareza e objetividade na exposição dos conceitos.
  • Coerência entre o conteúdo apresentado e a habilidade desenvolvida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade e explicar os conceitos envolvidos.
  • Orientar os grupos na criação dos esboços e protótipos.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar esboços e protótipos criativos e inovadores.
  • Apresentar suas ideias para a turma e avaliar as apresentações dos colegas.