Aula sobre Eclipses Solar E Lunar
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os eclipses solar e lunar são fenômenos astronômicos que podem ser observados da Terra. O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar e projetando uma sombra na superfície terrestre. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra na Lua. Esses fenômenos podem ser observados em diferentes partes do mundo e são importantes para o estudo da astronomia e da geografia. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os eclipses solar e lunar e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o tema da atividade, explicando o que são os eclipses solar e lunar, como eles ocorrem e qual sua importância para a astronomia e a geografia. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço de como poderá apresentar o tema para a turma, levando em consideração a metodologia da atividade. Eles deverão pensar em formas criativas e inovadoras de apresentar o conteúdo.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e, em conjunto, decidir qual a melhor forma de apresentar o tema. Eles também irão definir quais serão os recursos necessários para a apresentação.Etapa 4 - Prototipar
Com base no esboço escolhido, cada grupo irá criar um protótipo da apresentação. Eles poderão utilizar materiais diversos, como cartolinas, papéis coloridos, canetas, entre outros.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma, que irá avaliar a apresentação e dar sugestões de melhoria. Os grupos deverão fazer ajustes em suas apresentações e apresentá-las novamente, até que todos estejam satisfeitos com o resultado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Criatividade na apresentação do conteúdo.
- Clareza e objetividade na exposição dos conceitos.
- Coerência entre o conteúdo apresentado e a habilidade desenvolvida.
Ações do professor
- Apresentar o tema da atividade e explicar os conceitos envolvidos.
- Orientar os grupos na criação dos esboços e protótipos.
- Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar esboços e protótipos criativos e inovadores.
- Apresentar suas ideias para a turma e avaliar as apresentações dos colegas.