Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os eclipses solar e lunar são eventos astronômicos que despertam a curiosidade e o interesse de muitas pessoas. Esses fenômenos ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham de forma que a sombra de um deles é projetada sobre o outro. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e projetando uma sombra na Terra. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que ilumina a Lua e projetando uma sombra na Lua. Esses fenômenos são importantes para a compreensão da dinâmica do sistema solar e para a explicação de diversos outros fenômenos, como as estações do ano. Nesta atividade, vamos explorar os eclipses solar e lunar e suas implicações.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve introdução sobre os eclipses solar e lunar, explicando o que são e como ocorrem. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre os eclipses para que os alunos possam ter uma compreensão mais visual do fenômeno.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Eclipse solar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão construir um modelo de eclipse solar utilizando uma lanterna, uma bola de isopor e uma bola de tênis. Explique como o modelo representa o fenômeno, e os alunos poderão observar como a sombra da Lua é projetada sobre a Terra durante um eclipse solar.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Eclipse lunar

    Na estação 2, os alunos irão construir um modelo de eclipse lunar utilizando uma lanterna, uma bola de isopor e uma bola de tênis. Explique como o modelo representa o fenômeno, e os alunos poderão observar como a sombra da Terra é projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Implicações dos eclipses

    Na estação 3, os alunos irão discutir as implicações dos eclipses solar e lunar. Apresente exemplos de como esses fenômenos afetam a vida na Terra, como a influência nas marés e nas estações do ano. Os alunos irão debater e apresentar suas próprias ideias sobre as implicações dos eclipses.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e promova uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas sobre os eclipses solar e lunar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados sobre os eclipses solar e lunar.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.
  • Habilidade de comunicação e argumentação em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre os conceitos apresentados.
  • Fazer uma conclusão que resuma o que foi aprendido durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar ideias e opiniões.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.