Aula sobre Eclipses Solar E Lunar
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os eclipses solar e lunar são eventos astronômicos que despertam a curiosidade e o interesse de muitas pessoas. Esses fenômenos ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham de forma que a sombra de um deles é projetada sobre o outro. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e projetando uma sombra na Terra. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que ilumina a Lua e projetando uma sombra na Lua. Esses fenômenos são importantes para a compreensão da dinâmica do sistema solar e para a explicação de diversos outros fenômenos, como as estações do ano. Nesta atividade, vamos explorar os eclipses solar e lunar e suas implicações.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve introdução sobre os eclipses solar e lunar, explicando o que são e como ocorrem. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre os eclipses para que os alunos possam ter uma compreensão mais visual do fenômeno.Etapa 2 - Estação 1 - Eclipse solar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão construir um modelo de eclipse solar utilizando uma lanterna, uma bola de isopor e uma bola de tênis. Explique como o modelo representa o fenômeno, e os alunos poderão observar como a sombra da Lua é projetada sobre a Terra durante um eclipse solar.Etapa 3 - Estação 2 - Eclipse lunar
Na estação 2, os alunos irão construir um modelo de eclipse lunar utilizando uma lanterna, uma bola de isopor e uma bola de tênis. Explique como o modelo representa o fenômeno, e os alunos poderão observar como a sombra da Terra é projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar.Etapa 4 - Estação 3 - Implicações dos eclipses
Na estação 3, os alunos irão discutir as implicações dos eclipses solar e lunar. Apresente exemplos de como esses fenômenos afetam a vida na Terra, como a influência nas marés e nas estações do ano. Os alunos irão debater e apresentar suas próprias ideias sobre as implicações dos eclipses.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e promova uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas sobre os eclipses solar e lunar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados sobre os eclipses solar e lunar.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
- Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.
- Habilidade de comunicação e argumentação em grupo.
Ações do professor
- Apresentar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
- Promover a discussão e a reflexão sobre os conceitos apresentados.
- Fazer uma conclusão que resuma o que foi aprendido durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar ideias e opiniões.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.