Aula sobre Eclipses Solar E Lunar
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os eclipses solar e lunar são fenômenos que ocorrem na Terra que muitas pessoas têm curiosidade em saber como funcionam. O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz do Sol e criando uma sombra na Terra. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra se projete sobre a Lua. Esses fenômenos são importantes para entendermos a relação entre os astros e como eles afetam a vida na Terra. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema dos eclipses solar e lunar, explicando o que são e como ocorrem. Utilize imagens e vídeos para ajudar na explicação.Etapa 2 - Leitura
Selecione textos sobre os eclipses solar e lunar para os alunos lerem. O material pode ser encontrado em livros didáticos ou em sites confiáveis na internet.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir o que entenderam sobre o tema e compartilhar suas dúvidas. Esteja disponível para esclarecer as dúvidas e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos. Eles podem utilizar recursos como canetas coloridas, folhas em branco e lápis.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma. Avalie a compreensão sobre o tema pela turma.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos por meio dos modelos criados e da participação na discussão em grupo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Incentivar a pesquisa e a curiosidade dos alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado.
- Compreensão do tema demonstrada na apresentação do modelo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos por meio dos modelos criados e da participação na discussão em grupo.
- Disponibilizar materiais de apoio, como textos e imagens.
- Incentivar a curiosidade e a pesquisa dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler sobre o tema antes da atividade.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos.
- Apresentar seu modelo para a turma.
- Demonstrar interesse e curiosidade sobre o tema.