Aula sobre Eclipses Solar E Lunar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os eclipses solar e lunar são fenômenos que ocorrem na Terra que muitas pessoas têm curiosidade em saber como funcionam. O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz do Sol e criando uma sombra na Terra. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra se projete sobre a Lua. Esses fenômenos são importantes para entendermos a relação entre os astros e como eles afetam a vida na Terra. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema dos eclipses solar e lunar, explicando o que são e como ocorrem. Utilize imagens e vídeos para ajudar na explicação.

  2. Etapa 2 - Leitura

    Selecione textos sobre os eclipses solar e lunar para os alunos lerem. O material pode ser encontrado em livros didáticos ou em sites confiáveis na internet.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir o que entenderam sobre o tema e compartilhar suas dúvidas. Esteja disponível para esclarecer as dúvidas e incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos. Eles podem utilizar recursos como canetas coloridas, folhas em branco e lápis.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma. Avalie a compreensão sobre o tema pela turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos por meio dos modelos criados e da participação na discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a pesquisa e a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Compreensão do tema demonstrada na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos por meio dos modelos criados e da participação na discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais de apoio, como textos e imagens.
  • Incentivar a curiosidade e a pesquisa dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler sobre o tema antes da atividade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua compreensão sobre o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar seu modelo para a turma.
  • Demonstrar interesse e curiosidade sobre o tema.