Aula sobre Eclipses
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Eclipses", que é um fenômeno natural que ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham em uma determinada posição. Esse tema é muito interessante e pode ser observado no cotidiano dos estudantes, já que existem diversos registros históricos de eclipses e, em algumas ocasiões, é possível observar esse fenômeno no céu. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas. Essa metodologia irá auxiliar no desenvolvimento da habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o tema "Eclipses" e pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, explique o que são eclipses e como eles ocorrem. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o fenômeno.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um esboço de como explicar o fenômeno dos eclipses. Os alunos podem utilizar papel e lápis para desenhar ou escrever suas ideias.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço e os demais grupos devem fazer perguntas e dar sugestões para melhorar a explicação. Em seguida, os alunos devem decidir qual esboço será utilizado para o próximo passo.Etapa 4 - Prototipar
Com base no esboço escolhido, os alunos devem criar um protótipo da explicação dos eclipses. Eles podem utilizar materiais como papel, cartolina, canetas coloridas, entre outros.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo e os demais grupos devem avaliar a explicação e dar sugestões para melhorá-la. Em seguida, os alunos devem testar a explicação em outras turmas ou em familiares e amigos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar o fenômeno dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na explicação do fenômeno dos eclipses.
- Criatividade na elaboração do protótipo.
- Participação ativa e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar na organização dos grupos e na elaboração dos esboços e protótipos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os demais membros do grupo.
- Utilizar a criatividade na elaboração do esboço e do protótipo.