Aula sobre Eclipses

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os eclipses são eventos astronômicos que fascinam e intrigam as pessoas há séculos. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre os eclipses, suas causas e como eles ocorrem. Além disso, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar os conceitos aprendidos durante a aula. Ao final da aula, os alunos terão uma compreensão mais profunda sobre os eclipses e terão desenvolvido habilidades em modelagem e observação.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos imagens e vídeos de eclipses, explicando o que são e como eles ocorrem. Você pode perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre eclipses e anotar essas informações no quadro.

  2. Etapa 2 - Modelagem

    Apresente um modelo simples de como os eclipses ocorrem, usando uma bola de tênis e uma lanterna para representar a Terra e o Sol, respectivamente. Os alunos podem ajudar a montar o modelo e observar como a sombra da Terra causa o eclipse lunar e como a sombra da Lua causa o eclipse solar.

  3. Etapa 3 - Observação

    Os alunos saem para o pátio da escola ou para um local próximo para observar a Lua no céu. Use um telescópio para mostrar detalhes da Lua e explicar como as fases da Lua estão relacionadas aos eclipses. Lembre-se que observar a Lua durante o dia só é possível na fase de Lua Nova.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos dividem-se em grupos e começam a criar seus jogos de tabuleiro. Forneça materiais como cartolina, lápis de cor, tesouras e cola. Os alunos devem criar um tabuleiro com 10 casas, incluindo perguntas sobre os eclipses e ações que os jogadores devem realizar, e você pode auxiliar na construção das regras e objetivos.

  5. Etapa 5 - Teste dos jogos

    Depois que os jogos estiverem prontos, os grupos devem jogar um contra o outro para testar seus jogos e verificar se as perguntas e ações estão claras e precisas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Encerre a aula com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre eclipses e como a criação do jogo ajudou a reforçar esses conceitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em modelagem e observação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas da aula.
  • Qualidade e clareza das perguntas e ações no jogo de tabuleiro.
  • Compreensão dos conceitos de eclipses e fases da Lua.

Ações do professor

  • Apresentar imagens e vídeos para contextualizar o tema.
  • Explicar os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação do jogo de tabuleiro.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da aula.
  • Colaborar na criação do jogo de tabuleiro.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.