Aula sobre Eclipses
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os eclipses são fenômenos astronômicos que despertam curiosidade e fascínio em muitas pessoas. Eles ocorrem quando há alinhamento entre Sol, Terra e Lua, o que faz com que a Lua fique parcial ou totalmente escondida pelo cone de sombra da Terra (no caso do eclipse lunar) ou que o Sol fique parcial ou totalmente coberto pela Lua (no caso do eclipse solar). É importante que os alunos entendam como esses fenômenos funcionam e como eles podem ser observados. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos construam um modelo de avaliação por rúbrica.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará aos alunos o tema a ser trabalhado e fará uma breve contextualização sobre o assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para poderem discutir sobre o que já sabem sobre eclipses e o que gostariam de aprender mais.Etapa 2 - Debate crítico
Cada grupo receberá uma lista de perguntas sobre eclipses e deverá discutir sobre elas, utilizando como base as informações que já possuem e buscando novas informações em fontes confiáveis. O objetivo é que os alunos construam um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação por rúbrica
Os alunos, em grupos, deverão criar um modelo de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. OOriente-os sobre como elaborar um bom modelo de avaliação.Etapa 4 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará o seu modelo de avaliação por rúbrica para a turma e o professor fará a correção e sugestões, caso necessário.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos serão convidados a fazer uma atividade prática, na qual deverão criar modelos que mostrem a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. Ofereça materiais como papel, lápis de cor, tesoura e cola para auxiliar na criação dos modelos.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos trabalhados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e a construção do conhecimento coletivo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar modelos e observar a Lua no céu para compreender as fases da Lua e dos eclipses.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Elaboração de um modelo de avaliação por rúbrica claro e objetivo.
- Criação de modelos que mostrem a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rúbrica.
- Fornecer materiais para a atividade prática.
- Corrigir e sugerir melhorias nos modelos de avaliação por rúbrica apresentados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar um template de avaliação por rúbrica claro e objetivo.
- Criar modelos que mostrem a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.