Aula sobre Eclipses

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O eclipse é um fenômeno natural fascinante observável em várias partes do mundo. É importante que os alunos entendam o que é um eclipse e como ele ocorre. Isso pode ser aplicado em várias áreas da vida, como na astronomia, na navegação e na compreensão da posição dos corpos celestes. Nesta aula, os alunos serão divididos em grupos para participar de estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema dos eclipses.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre os eclipses e explica o que são e como ocorrem. É importante usar imagens e vídeos para ilustrar o fenômeno.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos irão construir modelos de eclipses usando materiais simples, como papel e canetas. Forneça orientação e feedback durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão observar a Lua em diferentes fases e discutir como as fases da Lua estão relacionadas aos eclipses. Disponibilize materiais lúdicos para facilitar a compreensão das fases lunares.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de eclipses, como o eclipse solar e o eclipse lunar. Eles irão apresentar suas descobertas para o grupo e discutir as diferenças entre os tipos de eclipses.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Discuta as descobertas dos alunos e recapitula o que foi aprendido sobre eclipses. Os alunos podem fazer perguntas e discutir o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua.
  • Estimular a criatividade dos alunos na construção de modelos e na pesquisa sobre o tema.
  • Promover a colaboração entre os alunos durante a realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de construir modelos de eclipses e explicar como eles ocorrem.
  • Qualidade da pesquisa dos alunos sobre os diferentes tipos de eclipses.
  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a realização das atividades em grupo.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre suas atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Construir modelos de eclipses e explicar como eles ocorrem.
  • Observar a Lua em diferentes fases e discutir como as fases da Lua estão relacionadas aos eclipses.
  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de eclipses e apresentar suas descobertas para o grupo.