Aula sobre Eclipses
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos explorar o tema dos eclipses, um fenômeno fascinante que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e criando uma sombra na Terra. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, vamos explorar exemplos práticos e didáticos que ajudarão a compreender melhor esse fenômeno e sua relação com as fases da Lua. A intencionalidade pedagógica desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Prévia
Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre eclipses que será disponibilizado previamente. Em aula faça uma revisão do vídeo, esclarecendo dúvidas e respondendo perguntas.Etapa 2 - Experimentando
Em seguida, o apresente um exemplo prático para os alunos, utilizando uma bola de tênis e uma lanterna para demonstrar como ocorrem os eclipses.Etapa 3 - Formação dos Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre eclipses. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e oito sub-ideias relacionadas ao tema. O mapa deverá ter dois níveis de profundidade, com informações mais detalhadas sobre cada sub-ideia.Etapa 4 - Construção dos mapas conceituais
Os grupos terão tempo para trabalhar em seus mapas conceituais. Neste momento é importante tirar as dúvidas dos alunos e fazer sugestões.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça comentários e esclarecerá dúvidas.Etapa 6 - Encerramento
Faça comentários sobre os trabalhos produzidos e forneça feedbacks construtivos aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de mapas conceituais.
- Promover a aprendizagem ativa e a autonomia dos alunos na construção de seus conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Qualidade e clareza do mapa conceitual sobre eclipses e fases da Lua.
- Participação e colaboração dos alunos em grupo.
- Habilidade em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Uso adequado da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Compreensão geral do tema.
Ações do professor
- Disponibilizar recursos digitais, como vídeos e imagens.
- Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos.
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Esclarecer dúvidas e dar feedback aos alunos.
- Utilizar exemplos práticos para facilitar a compreensão do tema.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre eclipses antes da aula.
- Colaborar em grupo na criação dos mapas conceituais.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.
- Justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
- Utilizar a criatividade para desenvolver o mapa conceitual.