Aula sobre Eclipses

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos explorar o tema dos eclipses, um fenômeno fascinante que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e criando uma sombra na Terra. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, vamos explorar exemplos práticos e didáticos que ajudarão a compreender melhor esse fenômeno e sua relação com as fases da Lua. A intencionalidade pedagógica desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Prévia

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre eclipses que será disponibilizado previamente. Em aula faça uma revisão do vídeo, esclarecendo dúvidas e respondendo perguntas.

  2. Etapa 2 - Experimentando

    Em seguida, o apresente um exemplo prático para os alunos, utilizando uma bola de tênis e uma lanterna para demonstrar como ocorrem os eclipses.

  3. Etapa 3 - Formação dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre eclipses. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e oito sub-ideias relacionadas ao tema. O mapa deverá ter dois níveis de profundidade, com informações mais detalhadas sobre cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Construção dos mapas conceituais

    Os grupos terão tempo para trabalhar em seus mapas conceituais. Neste momento é importante tirar as dúvidas dos alunos e fazer sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça comentários e esclarecerá dúvidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça comentários sobre os trabalhos produzidos e forneça feedbacks construtivos aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de mapas conceituais.
  • Promover a aprendizagem ativa e a autonomia dos alunos na construção de seus conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e clareza do mapa conceitual sobre eclipses e fases da Lua.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Habilidade em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Uso adequado da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Compreensão geral do tema.

Ações do professor

  • Disponibilizar recursos digitais, como vídeos e imagens.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Esclarecer dúvidas e dar feedback aos alunos.
  • Utilizar exemplos práticos para facilitar a compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre eclipses antes da aula.
  • Colaborar em grupo na criação dos mapas conceituais.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Utilizar a criatividade para desenvolver o mapa conceitual.