Aula sobre Economia Circular Uma Forma Mais Sustentavel De Produzir

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A economia circular é uma abordagem que busca diminuir a quantidade de resíduos gerados pela produção e consumo, promovendo a reutilização de materiais e a redução do impacto ambiental. Essa abordagem é importante para a sustentabilidade do planeta e pode ser aplicada em diferentes setores da economia. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para tornar a produção mais sustentável.

Serão 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: como tornar a produção mais sustentável? Os alunos devem fazer anotações em seus diários de bordo sobre o problema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e pesquisar sobre a economia circular e exemplos de como ela pode ser aplicada em diferentes setores da economia. Eles devem registrar essas informações em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos devem se reunir e discutir possíveis soluções para tornar a produção mais sustentável. Eles devem registrar essas alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das alternativas

    Cada grupo deve apresentar suas alternativas para a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Seleção da melhor solução

    A turma deve discutir e selecionar a melhor solução apresentada pelos grupos. Os alunos devem registrar essa solução em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Plano de ação

    A turma deve elaborar um plano de ação para implementar a solução escolhida. Os alunos devem registrar esse plano em seus diários de bordo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Eles devem registrar essas reflexões em seus diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação;
  • Promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade na produção;
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Qualidade das alternativas apresentadas;
  • Coerência e viabilidade da solução escolhida;
  • Qualidade do plano de ação elaborado;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os grupos;
  • Auxiliar na seleção da melhor solução e na elaboração do plano de ação;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a economia circular e exemplos de sua aplicação;
  • Discutir e elaborar alternativas para tornar a produção mais sustentável;
  • Apresentar suas alternativas para a turma;
  • Participar da seleção da melhor solução e da elaboração do plano de ação;
  • Refletir sobre o tema e registrar suas reflexões em seus diários de bordo.