Aula sobre Economia Circular Uma Forma Mais Sustentavel De Produzir
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A economia circular é uma abordagem que busca diminuir a quantidade de resíduos gerados pela produção e consumo, promovendo a reutilização de materiais e a redução do impacto ambiental. Essa abordagem é importante para a sustentabilidade do planeta e pode ser aplicada em diferentes setores da economia. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para tornar a produção mais sustentável.
Serão 7 Etapas:
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema aos alunos: como tornar a produção mais sustentável? Os alunos devem fazer anotações em seus diários de bordo sobre o problema.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e pesquisar sobre a economia circular e exemplos de como ela pode ser aplicada em diferentes setores da economia. Eles devem registrar essas informações em seus diários de bordo.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos devem se reunir e discutir possíveis soluções para tornar a produção mais sustentável. Eles devem registrar essas alternativas em seus diários de bordo.Etapa 4 - Apresentação das alternativas
Cada grupo deve apresentar suas alternativas para a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 5 - Seleção da melhor solução
A turma deve discutir e selecionar a melhor solução apresentada pelos grupos. Os alunos devem registrar essa solução em seus diários de bordo.Etapa 6 - Plano de ação
A turma deve elaborar um plano de ação para implementar a solução escolhida. Os alunos devem registrar esse plano em seus diários de bordo.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Eles devem registrar essas reflexões em seus diários de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação;
- Promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade na produção;
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
- Qualidade das alternativas apresentadas;
- Coerência e viabilidade da solução escolhida;
- Qualidade do plano de ação elaborado;
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa;
- Estimular o debate e a troca de ideias entre os grupos;
- Auxiliar na seleção da melhor solução e na elaboração do plano de ação;
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a economia circular e exemplos de sua aplicação;
- Discutir e elaborar alternativas para tornar a produção mais sustentável;
- Apresentar suas alternativas para a turma;
- Participar da seleção da melhor solução e da elaboração do plano de ação;
- Refletir sobre o tema e registrar suas reflexões em seus diários de bordo.