Aula sobre Economia Circular Uma Forma Mais Sustentavel De Produzir

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema Economia Circular é bastante atual e importante para a compreensão da relação entre produção, consumo e sustentabilidade. A Economia Circular propõe um novo modelo de produção e consumo que busca reduzir a geração de resíduos e o consumo excessivo de recursos naturais, buscando a recuperação, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os princípios da Economia Circular e como ela pode contribuir para um futuro mais sustentável.

Serão 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos

    Apresente o tema aos estudantes. Fale da importância da economia circular e como as ações serão desenvolvidas. Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Explicação dos princípios da Economia Circular

    Explique os princípios da Economia Circular e suas vantagens em relação ao modelo linear de produção

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Oriente os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Forneça exemplos práticos de empresas que já estão adotando a Economia Circular em suas atividades. Auxilie os estudantes na pesquisa sobre as empresas que já adotam a Economia Circular.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Peça aos estudantes que preparem a apresentação utilizando os critérios de avaliação definidos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos grupos e avaliação por pares

    Os alunos deverão apresentar as conclusões da pesquisa que fizeram, organizadas em um modelo.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Discuta sobre a importância da Economia Circular para um futuro mais sustentável. Motive os estudantes a participar desse diálogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e suas consequências;
  • Compreender os princípios da Economia Circular e sua importância para o futuro sustentável;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresentar o tema da aula;
  • Explicar os princípios da Economia Circular e suas vantagens em relação ao modelo linear de produção;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares;
  • Fornecer exemplos práticos de empresas que já estão adotando a Economia Circular em suas atividades;
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do modelo de avaliação por pares;
  • Pesquisar sobre empresas que já estão adotando a Economia Circular e seus resultados;
  • Preparar uma apresentação sobre o tema, utilizando os critérios de avaliação definidos;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de grupo, preenchendo o modelo de avaliação;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentação final.