Aula sobre Economia Circular Uma Forma Mais Sustentavel De Produzir
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Serão desenvolvidas em 7 Etapas:
Etapa 1 - Introdução
\- Apresentação do conceito de economia circular e seus benefícios.\- Discussão em sala sobre a importância da sustentabilidade na produção e consumo.
Etapa 2 - Divisão em grupos
\- Divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
\- Cada grupo deve pesquisar sobre uma empresa que adota a economia circular.\- Os alunos devem discutir em grupo os benefícios da economia circular e como ela pode ser aplicada em diferentes setores.
Etapa 4 - Elaboração da apresentação
\- Cada grupo deve elaborar uma apresentação sobre a empresa pesquisada e como ela adota a economia circular.\- Os grupos devem seguir os critérios de avaliação e utilizar recursos analógicos para a apresentação.
Etapa 5 - Apresentação em grupo
\- Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma.\- Os alunos devem preencher o modelo de avaliação para avaliar o desempenho dos colegas.
Etapa 6 - Discussão em sala
\- Discussão em sala sobre as apresentações e os benefícios da economia circular.Etapa 7 - Conclusão
\- Conclusão da atividade com a reflexão sobre a importância da sustentabilidade na produção e consumo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação.
- Compreender as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.
- Refletir sobre a importância da sustentabilidade na produção e consumo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: avaliar se o grupo se organizou de forma eficiente e colaborativa.
- Construção dos argumentos: avaliar se os argumentos apresentados pelo grupo são coerentes e fundamentados.
- Apresentação e comunicação: avaliar a clareza e objetividade da apresentação do grupo.
- Desempenho geral: avaliar o desempenho geral do grupo na atividade proposta.
- Participação individual: avaliar a participação individual de cada aluno no grupo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de economia circular e seus benefícios.
- Dividir a turma em grupos para a atividade de aprendizagem entre pares.
- Explicar os critérios de avaliação e como preencher o modelo de avaliação.
- Fornecer exemplos práticos de empresas que adotam a economia circular.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos nos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre empresas que adotam a economia circular.
- Discutir em grupo os benefícios da economia circular e como ela pode ser aplicada em diferentes setores.
- Elaborar a apresentação em grupo, seguindo os critérios de avaliação.
- Preencher o modelo de avaliação para avaliar o desempenho dos colegas.
- Participar ativamente da atividade em grupo.