Aula sobre Economia Circular Uma Forma Mais Sustentavel De Produzir

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A economia circular é um modelo econômico que busca reduzir o desperdício de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais causados pela produção e consumo de bens e serviços. Nesse modelo, os resíduos são transformados em novos recursos, evitando a extração de matérias-primas e a geração de lixo. A economia circular é uma alternativa mais sustentável ao modelo linear de produção, baseado na extração de recursos naturais, produção, consumo e descarte de resíduos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o conceito de economia circular e sua importância para a sustentabilidade do planeta. O objetivo dessa etapa é contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel sulfite para criar um mapa de registro sobre um jogo que será criado durante a aula.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo. Ele deve conter os seguintes campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma. Analise a criatividade e a originalidade dos jogos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre economia circular

    Conduza uma discussão sobre a economia circular, utilizando como base os jogos criados. Os alunos devem identificar as principais características da economia circular e como ela pode ser aplicada em diferentes setores da economia.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem escolher um produto do cotidiano e criar um plano para transformá-lo em um produto circular. Eles devem identificar os materiais utilizados na produção desse produto, como ele é descartado e como poderia ser transformado em um novo recurso.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, a criatividade na criação dos jogos e a capacidade de aplicar os conceitos de economia circular na prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia em diferentes países.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos de economia circular na prática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação dos jogos.
  • Capacidade de aplicar os conceitos de economia circular na prática.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos.
  • Avaliar a criatividade e a originalidade dos jogos criados pelos alunos.
  • Conduzir uma discussão sobre a economia circular e aplicar na prática.

Ações do aluno

  • Criar jogos.
  • Identificar as principais características da economia circular e como ela pode ser aplicada em diferentes setores da economia.
  • Aplicar os conceitos de economia circular na prática, transformando um produto do cotidiano em um produto circular.