Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O ecossistema é um conjunto de seres vivos e o ambiente em que vivem, interagindo constantemente e mantendo equilíbrio. Porém, quando algum fator é alterado, ocorre o desequilíbrio ecológico, que pode ser causado por diversos motivos, como ação humana ou catástrofes naturais. Estas alterações podem afetar, entre outros, as populações dos ecossistemas, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc. Nesta aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Ecossistema e desequilíbrio ecológico" e explique a importância de entender o equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente aos alunos um problema fictício de desequilíbrio ecológico, como, por exemplo, a construção de uma represa que afetou a população de peixes de um rio. Os alunos devem discutir em grupos possíveis causas e consequências desse problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o problema apresentado e procurar informações sobre outros casos de desequilíbrio ecológico em diferentes ecossistemas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações encontradas e propor possíveis soluções para o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma e discutir as diferentes perspectivas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Peça aos alunos para compartilharem suas avaliações através do template da dinâmica dos 3Qs. Em seguida, conduza uma reflexão sobre a importância de entender o equilíbrio ecológico e como a ação humana pode afetar negativamente os ecossistemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos ambientais nos ecossistemas
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na proposta de soluções para o problema apresentado.
  • Qualidade do template criado.
  • Habilidade de comunicação e apresentação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a reflexão sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a reflexão e conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade.
  • Propor soluções criativas para o problema apresentado.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs de qualidade.
  • Apresentar as soluções e o template criado de forma clara e objetiva.