Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Um ecossistema representa um conjunto de seres vivos e o ambiente em que vivem, incluindo fatores físicos e químicos. O desequilíbrio ecológico ocorre quando há mudanças bruscas nesse ambiente, causando impactos e alterações. Esse tema é de extrema importância para a conscientização da preservação do meio ambiente, uma vez que a preservação dos diferentes ecossistemas é necessária para todas as formas de vida. Nesta aula, os alunos criarão um fanzine para desenvolver o tema. Eles terão a oportunidade de explorar a criatividade, a imaginação e o trabalho em equipe para produzir um material de qualidade sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é um ecossistema e como ele funciona. Pergunte aos alunos qual ideia de ecossistema eles têm, e, também, como eles acham que este ambiente pode ser alterado. Assim, aborde e defina o que é o desequilíbrio ecológico e como ele ocorre.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Em seguida, entregue para cada grupo um papel A4 ou um modelo já pronto de fanzine e explique a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre um tema relacionado ao ecossistema e desequilíbrio ecológico, como desmatamento, poluição, extinção de espécies, entre outros. Os alunos devem fazer anotações e coletar imagens para utilizar no fanzine.Etapa 4 - Criação do fanzine
Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos devem elaborar a fanzine em grupo. Cada parte do papel A4 será destinada a um tópico e deverá conter informações relevantes e imagens.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando as informações contidas em cada parte.Etapa 6 - Discussão
Após todas as apresentações, conduzauma discussão em sala de aula sobre o tema, com a participação dos alunos. Estimule a reflexão sobre a atividade e o que aprenderam sobre o ecossistema e desequilíbrio ecológico.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais tópicos abordados pelos alunos e recapitule a definição de ecossistema e desequilíbrio ecológico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar as consequências dos impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos ecossistemas
- Estimular a criatividade, a imaginação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade do fanzine produzido.
- Clareza na apresentação dos subtemas abordados.
- Participação na discussão em sala de aula.
- Reflexão coerente sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do fanzine.
- Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
- Incentivar a reflexão sobre o tema abordado.
- Avaliar a atividade de forma justa e coerente.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Trabalhar em equipe na criação do fanzine.
- Apresentar de forma clara e objetiva as informações contidas no fanzine.
- Participar da discussão em sala de aula.
- Fazer uma reflexão coerente sobre o tema abordado.