Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Um ecossistema representa um conjunto de seres vivos e o ambiente em que vivem, incluindo fatores físicos e químicos. O desequilíbrio ecológico ocorre quando há mudanças bruscas nesse ambiente, causando impactos e alterações. Esse tema é de extrema importância para a conscientização da preservação do meio ambiente, uma vez que a preservação dos diferentes ecossistemas é necessária para todas as formas de vida. Nesta aula, os alunos criarão um fanzine para desenvolver o tema. Eles terão a oportunidade de explorar a criatividade, a imaginação e o trabalho em equipe para produzir um material de qualidade sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é um ecossistema e como ele funciona. Pergunte aos alunos qual ideia de ecossistema eles têm, e, também, como eles acham que este ambiente pode ser alterado. Assim, aborde e defina o que é o desequilíbrio ecológico e como ele ocorre.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Em seguida, entregue para cada grupo um papel A4 ou um modelo já pronto de fanzine e explique a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um tema relacionado ao ecossistema e desequilíbrio ecológico, como desmatamento, poluição, extinção de espécies, entre outros. Os alunos devem fazer anotações e coletar imagens para utilizar no fanzine.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos devem elaborar a fanzine em grupo. Cada parte do papel A4 será destinada a um tópico e deverá conter informações relevantes e imagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando as informações contidas em cada parte.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após todas as apresentações, conduzauma discussão em sala de aula sobre o tema, com a participação dos alunos. Estimule a reflexão sobre a atividade e o que aprenderam sobre o ecossistema e desequilíbrio ecológico.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais tópicos abordados pelos alunos e recapitule a definição de ecossistema e desequilíbrio ecológico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar as consequências dos impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos ecossistemas
  • Estimular a criatividade, a imaginação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do fanzine produzido.
  • Clareza na apresentação dos subtemas abordados.
  • Participação na discussão em sala de aula.
  • Reflexão coerente sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do fanzine.
  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
  • Incentivar a reflexão sobre o tema abordado.
  • Avaliar a atividade de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Trabalhar em equipe na criação do fanzine.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as informações contidas no fanzine.
  • Participar da discussão em sala de aula.
  • Fazer uma reflexão coerente sobre o tema abordado.