Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Um ecossistema representa um conjunto de componentes abióticos e bióticos que habitam um determinado local. Estes seres vivos e não-vivos interagem entre si, formando uma rede de relações complexas. O desequilíbrio ecológico acontece quando ocorrem mudanças bruscas no ecossistema, como a destruição de habitats ou a introdução de espécies invasoras. Isso pode afetar a sobrevivência de várias espécies, levando à extinção e a grandes mudanças na natureza. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para entender melhor o tema e desenvolver soluções criativas para evitar o desequilíbrio ecológico.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é um ecossistema e suas interações. Em seguida, apresente exemplos de desequilíbrios ecológicos, como queimadas ou a poluição dos oceanos. Incentive a participação dos alunos por meio de perguntas como “O que pode causar um desequilíbrio ecológico?”

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos. Em seguida, apresente a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Em grupos, os alunos devem escolher um exemplo de desequilíbrio ecológico. Em seguida, devem fazer um esboço de como o ecossistema era antes e depois da mudança. Depois, devem apresentar seus esboços para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma das mudanças apresentadas e pensar em soluções criativas para evitar ou minimizar o desequilíbrio ecológico. Eles devem registrar suas ideias em um papel.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos devem utilizar os materiais disponíveis em sala de aula para criar um protótipo da solução escolhida. Eles devem pensar em todos os detalhes, como materiais necessários, custos e tempo de implementação.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como a solução pode ser implementada na realidade. Os alunos devem avaliar as soluções apresentadas e escolher a que consideram mais eficiente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um breve resumo dos pontos abordados pelos alunos. É importante destacar o nosso papel na proteção dos ecossistemas e a importância de sua manutenção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade.
  • Desenvolver a capacidade de propor soluções criativas para problemas complexos.
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação do ecossistema e da biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na proposta de soluções.
  • Coerência entre a proposta e a realidade do problema apresentado.
  • Habilidade de comunicação e apresentação de ideias.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a aula.
  • Explicar claramente as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante todo o processo.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na proposta de soluções.
  • Apresentar as ideias de forma clara e organizada.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos colegas e fornecer feedback construtivo.