Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Entender a definição de ecossistema e sua composição é importante para compreendermos a relação entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. O desequilíbrio ecológico ocorre quando há uma alteração nessa relação, seja por causas naturais ou humanas. Por exemplo, o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas são alguns dos fatores que podem afetar negativamente o ecossistema. Nesta aula, os alunos serão desafiados a avaliar como esses impactos podem afetar as populações de seres vivos e como podemos evitar essas consequências. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando apresentando o tema por meio de perguntas aos alunos, como, por exemplo “o que é um ecossistema?” ou “o que encontramos em um ecossistema?”. Em seguida, peça aos alunos para criarem seu template de registro de aprendizagem e preencherem o Check-in com o que já sabem sobre a temática.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Divida a turma em grupos para discutir e listar possíveis impactos causados pelo desequilíbrio ecológico. Circule pela sala, auxiliando e orientando os grupos. Cada grupo apresentará suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os grupos serão desafiados a pesquisar e listar possíveis soluções para evitar o desequilíbrio ecológico e seus impactos. Disponibilize materiais de apoio, como livros e artigos, para auxiliar na pesquisa. Os alunos devem fazer anotações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Proponha um debate final sobre a temática, onde os alunos devem compartilhar suas reflexões sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia. Oriente o debate e peça para os estudantes anotarem seus aprendizados no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de materiais de apoio para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas para evitar o desequilíbrio ecológico e seus impactos.
  • Uso adequado do template de registro de aprendizagem para anotações e reflexões individuais.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nos debates e na apresentação das soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Pesquisar e listar possíveis soluções para evitar o desequilíbrio ecológico e seus impactos.
  • Fazer anotações e reflexões individuais no template de registro de aprendizagem.