Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Ecossistema e desequilíbrio ecológico" é de extrema importância para a compreensão da relação entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivemos. Compreender como o desequilíbrio ecológico pode afetar os ecossistemas e as populações de seres vivos é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a manutenção da vida no planeta.

Nesta aula, os alunos devem criar um jogo sobre o tema, desenvolvendo habilidades de avaliação dos impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Ecossistema e desequilíbrio ecológico" para os alunos, explicando a importância da preservação dos ecossistemas e a relação entre os seres vivos e o meio ambiente. Para contextualizar, o professor você trazer exemplos de desequilíbrios ecológicos, como a poluição dos rios, o desmatamento, a caça e a pesca predatória, entre outros, e mostrar como essas ações afetam diretamente os ecossistemas e a vida dos seres vivos que neles habitam.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Divida a turma em grupos de cinco alunos. Em seguida, explique a atividade proposta e peça que criemr um mapa de registro de jogos sobre o tema, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação dos jogos

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e criar um jogo que aborde os conceitos de ecossistema e desequilíbrio ecológico. Dependendo do tipo de jogo, eles devem pensar em desafios e níveis para o jogo, além de um esquema de recompensas para os jogadores. Se for possível, leve exemplos de jogos de perguntas e respostas, ou até mesmo de jogo da memória.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando seu objetivo e como jogar.

  5. Etapa 5 - Socialização dos jogos

    Cada grupo deve trocar de jogo com outro grupo, a fim de experimentar e aprender com o trabalho desenvolvido pelos colegas. Oriente os alunos neste processo e responda a eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão em sala de aula sobre os desequilíbrios ecológicos apresentados pelos jogos e como eles afetam os ecossistemas e as populações de seres vivos. Os alunos devem avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de avaliação dos impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e aplicação dos conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação dos jogos.
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Capacidade de avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos para a criação dos jogos.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre os desequilíbrios ecológicos apresentados pelos jogos.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação dos jogos.
  • Avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo para a turma.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado na aula.