Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O desequilíbrio ecológico é um problema que afeta o equilíbrio natural dos ecossistemas e pode levar a diferentes consequências, como a extinção de espécies, alteração de hábitos e migração de animais. É importante entender que os ecossistemas são fundamentais para a manutenção da vida e que dependemos deles para viver. As causas destas mudanças podem ser a poluição dos rios e mares, o desmatamento das florestas e a caça predatória de animais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos sobre o assunto. Para isso, pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre ecossistemas e alterações, bem como quem causa e quais são as consequências.Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha do subtema
Divida a turma em grupos e cada grupo escolherá um tema para trabalhar. Você pode fornecer uma lista de temas como: queimadas; poluição dos mares; caça; introdução de espécies exóticas, entre outras.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre o tema escolhido e anotar as informações importantes em um papel. Peça que pesquisem, principalmente, como são os impactos gerados por essa alteração. Auxilie os alunos na pesquisa.Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica
Cada grupo deve criar um template de avaliação por rubrica com os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.Etapa 5 - Debate crítico em grupo
Cada grupo deve apresentar seu tema e utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema. Os outros grupos podem fazer comentários e perguntas sobre o tema apresentado.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema. Incentive a reflexão dos alunos e peça que compartilhem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
- Estimular a criatividade e a capacidade crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Apresentação clara e objetiva do tema escolhido.
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
- Participação ativa e respeitosa no debate crítico em grupo.
- Participação ativa na conclusão da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Mediar o debate crítico em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema escolhido e anotar as informações importantes.
- Elaborar o template de avaliação por rubrica com critérios de avaliação.
- Apresentar o subtema escolhido e utilizar o template de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente e respeitosamente do debate crítico em grupo.
- Compartilhar opiniões e aprendizados na conclusão da aula.