Aula sobre Ecossistema E Desequilibrio Ecologico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desequilíbrio ecológico é um problema que afeta o equilíbrio natural dos ecossistemas e pode levar a diferentes consequências, como a extinção de espécies, alteração de hábitos e migração de animais. É importante entender que os ecossistemas são fundamentais para a manutenção da vida e que dependemos deles para viver. As causas destas mudanças podem ser a poluição dos rios e mares, o desmatamento das florestas e a caça predatória de animais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos sobre o assunto. Para isso, pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre ecossistemas e alterações, bem como quem causa e quais são as consequências.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha do subtema

    Divida a turma em grupos e cada grupo escolherá um tema para trabalhar. Você pode fornecer uma lista de temas como: queimadas; poluição dos mares; caça; introdução de espécies exóticas, entre outras.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre o tema escolhido e anotar as informações importantes em um papel. Peça que pesquisem, principalmente, como são os impactos gerados por essa alteração. Auxilie os alunos na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por rubrica com os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.

  5. Etapa 5 - Debate crítico em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu tema e utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema. Os outros grupos podem fazer comentários e perguntas sobre o tema apresentado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema. Incentive a reflexão dos alunos e peça que compartilhem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o impacto das catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Apresentação clara e objetiva do tema escolhido.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa e respeitosa no debate crítico em grupo.
  • Participação ativa na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate crítico em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema escolhido e anotar as informações importantes.
  • Elaborar o template de avaliação por rubrica com critérios de avaliação.
  • Apresentar o subtema escolhido e utilizar o template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente e respeitosamente do debate crítico em grupo.
  • Compartilhar opiniões e aprendizados na conclusão da aula.