Aula sobre Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os ecossistemas aquáticos são ambientes fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Eles podem ser encontrados em diferentes locais, como oceanos, rios, lagos e até mesmo em pequenas poças de água. Nesse sentido, é importante que os alunos compreendam a importância desses ambientes e como eles são afetados pelas ações humanas. Para isso, nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre os ecossistemas aquáticos. Por meio dessa atividade, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros aspectos, correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Ecossistemas aquáticos", contextualizando sua importância para o planeta e para a vida humana. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explique aos alunos como será desenvolvida a atividade.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de até cinco pessoas. Utilize critérios como afinidade ou diversidade para formar os grupos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado aos ecossistemas aquáticos que será abordado em seu diário de bordo. Oriente os alunos a escolherem um problema que possa ser resolvido por meio de alternativas viáveis.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem pensar em alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Incentive a criatividade dos alunos e orientá-los a considerarem diferentes possibilidades.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e elaborar uma proposta detalhada. Ajude os alunos a elaborarem uma proposta viável e coerente com o problema apresentado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Solicite que os alunos apresentem suas propostas de solução e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, proponha uma discussão em grupo sobre os ecossistemas aquáticos, suas características e importância para o planeta. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e experiências sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros aspectos, correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Incentivar a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Coerência e viabilidade das propostas de solução apresentadas.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as propostas e diários de bordo.
  • Conduzir a discussão final em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Definir um problema relacionado aos ecossistemas aquáticos.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e elaborar uma proposta detalhada.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.