Aula sobre Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os ecossistemas aquáticos são ambientes naturais ricos e diversos, que abrigam uma grande variedade de seres vivos e apresentam características únicas. Eles podem ser encontrados em rios, lagos, oceanos e outros corpos d'água, e são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para trabalhar o tema "Ecossistemas aquáticos" de forma mais envolvente e didática. Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão explorar o assunto de maneira mais criativa e participativa.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    inicie a aula apresentando o tema "Ecossistemas aquáticos", mostrando imagens e vídeos que ilustrem a diversidade desses ambientes. Em seguida, faça uma breve explanação sobre a importância desses ecossistemas para a manutenção da vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e proponha uma discussão sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas aquáticos no Brasil. Os alunos deverão registrar suas ideias no campo "Problema" do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá propor alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Essas ideias devem ser registradas no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar suas alternativas para solucionar os problemas dos ecossistemas aquáticos. Faça a mediação discussão e estimular o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os alunos irão criar o diário de bordo em seus grupos, registrando as ideias discutidas nas etapas anteriores nos campos "Problema", "Geração de Alternativas" e "Solução".

  6. Etapa 6 - Socialização dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Auxilie-os durante a discussão e estimule o debate entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula, destacando os principais pontos discutidos e as soluções propostas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus pares.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Clareza e organização do diário de bordo.
  • Participação dos alunos na apresentação dos diários de bordo.
  • Reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Conduzir a reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Propor soluções criativas e inovadoras para os problemas dos ecossistemas aquáticos.
  • Registrar as ideias discutidas no diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Participar da reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.