Aula sobre Ecossistemas Aquaticos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os ecossistemas aquáticos são ambientes naturais ricos e diversos, que abrigam uma grande variedade de seres vivos e apresentam características únicas. Eles podem ser encontrados em rios, lagos, oceanos e outros corpos d'água, e são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para trabalhar o tema "Ecossistemas aquáticos" de forma mais envolvente e didática. Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão explorar o assunto de maneira mais criativa e participativa.
Cultura Maker
Etapa 1 - Apresentação do tema
inicie a aula apresentando o tema "Ecossistemas aquáticos", mostrando imagens e vídeos que ilustrem a diversidade desses ambientes. Em seguida, faça uma breve explanação sobre a importância desses ecossistemas para a manutenção da vida na Terra.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e proponha uma discussão sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas aquáticos no Brasil. Os alunos deverão registrar suas ideias no campo "Problema" do diário de bordo.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá propor alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Essas ideias devem ser registradas no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.Etapa 4 - Apresentação das soluções
Cada grupo deverá apresentar suas alternativas para solucionar os problemas dos ecossistemas aquáticos. Faça a mediação discussão e estimular o debate entre os grupos.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão criar o diário de bordo em seus grupos, registrando as ideias discutidas nas etapas anteriores nos campos "Problema", "Geração de Alternativas" e "Solução".Etapa 6 - Socialização dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Auxilie-os durante a discussão e estimule o debate entre os grupos.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula, destacando os principais pontos discutidos e as soluções propostas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus pares.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das soluções propostas pelos alunos.
- Clareza e organização do diário de bordo.
- Participação dos alunos na apresentação dos diários de bordo.
- Reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
- Conduzir a reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Propor soluções criativas e inovadoras para os problemas dos ecossistemas aquáticos.
- Registrar as ideias discutidas no diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.
- Participar da reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula.