Aula sobre Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Ecossistemas aquáticos são ambientes que abrigam uma grande diversidade de vida, desde pequenos organismos até grandes animais marinhos. Esses ecossistemas são essenciais para a manutenção da vida na Terra, pois regulam o clima, fornecem alimento e abrigam uma grande biodiversidade. Nesta aula, serão estudados os principais ecossistemas aquáticos brasileiros, como rios, lagos, manguezais e oceanos, e entender como as características físicas desses ambientes influenciam a flora e fauna que neles habitam. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo que aborda o tema e seus subtópicos.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução, contextualizando o tema e apresentando os principais ecossistemas aquáticos brasileiros, suas características e sua importância para a manutenção da vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um jogo sobre ecossistemas aquáticos. Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Esquema de Recompensas”, e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão tempo para criar o jogo em seus grupos. O professor deverá circular pela sala e auxiliar os alunos em suas criações, tirando dúvidas e dando sugestões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas. A turma poderá jogar os jogos criados pelos colegas e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os principais pontos abordados pelos jogos criados pelos alunos, reforçando os conceitos aprendidos durante a aula e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher um formulário de avaliação da aula, avaliando a metodologia utilizada e a sua própria participação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros aquáticos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos que abordem o tema.
  • Promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Participação ativa na discussão final.
  • Preenchimento correto do formulário de avaliação da aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os principais conceitos.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Fazer uma discussão final sobre os principais pontos abordados pelos jogos.
  • Dar feedbacks aos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo com clareza e objetividade.
  • Dar feedbacks aos colegas.
  • Participar ativamente da discussão final.
  • Preencher corretamente o formulário de avaliação da aula.